Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
5 tendências em arquitetura e decoração        

5 tendências em arquitetura e decoração        

sexta, 25 de novembro de 2016
Categoria: noticia

Elas estão ligadas à transformações na vida das pessoas e suas necessidades

Os arquitetos e designers de interiores estão cada vez mais interessados em estudar tendências para aprimorar seus projetos e desenvolver o melhor trabalho para seus clientes. O motivo disso é que as tendências estão diretamente relacionadas às transformações na vida das pessoas e refletem as necessidades e os comportamentos individuais e sociais de determinada época.

Por isso, separamos aqui os conceitos que estão em alta e como eles têm sido aplicados em planejamentos de arquitetura e decoração. Veja!

Design funcional

A utilização e, principalmente, adaptação de espaços pequenos está ainda mais em alta na área de construção arquitetônica e de decoração. Com espaços cada vez menores, a necessidade de transformar, por exemplo, poucos metros quadrados de um único cômodo em dois ambientes distintos, como sala de estar e sala de jantar, tem feito a diferença, atualmente.

Sustentabilidade

A conscientização das pessoas quanto à necessidade da diminuição dos impactos ambientais está cada vez mais presente na arquitetura e no design de interiores. Dessa forma, adequar a construção e a decoração a métodos que não prejudiquem o meio ambiente é uma das preocupações dos profissionais.

5 tendências em arquitetura e decoração         - LondrinaTur

Reflexo da personalidade

O desejo de muitas pessoas tem sido encontrar um profissional capaz de criar ambientes que revelam a personalidade da família. Assim, não existe mais uma padronização de residências e de decoração dos cômodos de uma casa, é necessária a combinação de diferentes cores, tons e objetos decorativos para tornar cada ambiente único.

Espaços abertos

Outro conceito que está em alta são os espaços abertos, onde não é tão comum a utilização de paredes para separar os cômodos de uma casa, principalmente em residências de poucos metros quadrados. Assim, separar cozinha e sala de estar apenas com uma mudança de cores, por exemplo, é uma tendência.

Integração entre interno e externo

O aproveitamento da luminosidade natural de um ambiente externo para o interno, sempre que possível, tem sido utilizado na arquitetura e na decoração. Assim, janelas grandes e portas de acesso às áreas externas são cada vez mais utilizadas. Outro ponto relevante é que muita gente quer trazer plantas ou montar pequenos jardins dentro de casa.

Por fim, as apostas de tendências em projetos de arquitetura e decoração existem como forma de criar ambientes cada vez preocupados em proporcionar bem-estar e comodidade para cada morador, criando cada projeto de forma individual. Em sites como a Galeria da Arquitetura, é possível verificar como esses conceitos estão sendo desenvolvidos em diferentes propostas de edificação.

Fonte: Divulgação