Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Você confia em sua percepção?

Você confia em sua percepção?

quinta, 17 de julho de 2014
Categoria: noticia

Algumas pessoas acreditam que não têm o que dizer. Por isso, sentem-se intimidadas quando precisam se expressar, em especial por escrito.

Contudo, fica fácil observar que é impossível não ter o que dizer. Ideias, opiniões, avaliações, análises, reflexões estão sempre se formando dentro de nós, a partir de nossa percepção racional e emocional sobre nós mesmos, sobre o ambiente à nossa volta e sobre as pessoas com as quais nos relacionamos e com as quais convivemos…

Ter o que dizer também é resultado do conhecimento que vamos adquirindo ao longo do tempo por intermédio da educação familiar, da formação escolar, da experiência profissional, da vivência, da curiosidade…

Todo esse conteúdo é ainda aprimorado e refinado por meio da consulta, da pesquisa, do estudo, da observação. Esse adicional de informações passa pelo crivo da reflexão pessoal, resultando em ter o que dizer sobre um assunto de nosso interesse em determinado momento.

Se todos temos o que dizer, por que, então, para alguns colocar suas ideias no papel, na tela do computador, vira uma barreira quase intransponível?

Arriscando um palpite, diria que algumas pessoas não se permitem dizer.

Permitir-se dizer equivale a se soltar e esse movimento de liberdade começa no fortalecimento da confiança em nossas ideias, opiniões, sentimentos e percepções.

Mas como confiar? Será que nossas percepções indicam a verdade? Sim e não, pois a verdade é muito relativa. O que é verdade para alguns, nem sempre é para outros. E todos têm razão.

Mas é aquela história: se todos gostassem do azul, o que seria do amarelo ou do verde ou ainda do vermelho? Todos temos argumentos muito convincentes para defender o apreço por esta ou aquela cor. Mas não podemos dizer que o outro está errado (ou certo) por preferir uma cor diferente. é uma questão de percepção.

A verdade é o que faz sentido para nós naquele momento.

Confiar nisso é confiar na própria percepção – no que pensamos e no que sentimos. E é com base nessa confiança que conseguimos nos expressar melhor e mais plenamente.

Sugestão para aproveitar melhor essa dica: reflita sobre as frases abaixo, que abordam o tema de hoje, a partir de diferentes “olhares”, e busque definir sua própria opinião a respeito do assunto. Você concorda? Discorda? Em qualquer caso, por quê?

“Não há uma verdade única. Há uma verdade por dia, ou pior ainda, mais complicado:
uma verdade por hora, às vezes até mil verdades num minuto.”

Caio Fernando Abreu

“Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto.”

Comte

“Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão contraditórios
que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro…”

Dalai Lama

———————————————————————————————————————-
Dica: Para conquistar desenvoltura na expressão escrita, um curso de redação pode ser de grande ajuda! Quem reside em Londrina ou cidades próximas, pode fazer um curso instigante, estimulante e esclarecedor comigo! Saiba mais em meu blog Infinito de Palavrashttp://infinitodepalavras.wordpress.com/
———————————————————————————————————————-