Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Grupo Vocal Entre Nós apresenta Elis Regina em canto coral

Grupo Vocal Entre Nós apresenta Elis Regina em canto coral

Tuesday, 22 de January de 2019

Cantores irão interpretar arranjos inéditos de canto coral, duetos e solos de várias fases da cantora

Ainda sob a euforia da recente estreia do espetáculo cênico-musical “Morte e Vida Severina”, o Grupo Vocal Entre Nós se prepara para mais um grande desafio. No próximo dia 31 de janeiro, às 21 horas, no Bar Valentino, os integrantes sobem ao palco para o projeto “Viva Elis 2019”, que há 27 anos presta homenagens à cantora Elis Regina. Na apresentação, os 14 cantores irão interpretar arranjos inéditos para quatro ou mais vozes, duetos e solos de várias fases da cantora que marcou história na música popular brasileira. Os integrantes estarão acompanhados da banda composta por Calebe Leal (piano), Eduardo Sahão (guitarra), Gabriel Zara (baixo) e Bruno Cotrim (bateria). A coordenação musical e preparação vocal é de Monique Kodama e direção artística de Silvio Ribeiro.

Grupo Vocal Entre Nós apresenta Elis Regina em canto coral

Foto: Divulgação

No repertório da apresentação, o Grupo Vocal Entre Nós promete mostrar músicas populares e outras mais desconhecidas do grande público, porém, sempre com a mesma energia visceral de Elis Regina, uma de suas características principais. Para o espetáculo, o grupo preparou uma lista que contempla um arranjo a nove vozes, como é o caso de “Redescobrir”, composição de Gonzaguinha, com arranjo de Pablo Trindade, que ficou eternizada na voz da Pimentinha. “Esta é uma versão bem diferente dos inúmeros registros que existem. É um arranjo bastante complexo, mas que resulta numa sonoridade bem especial por conta das diversas linhas femininas e masculinas que dialogam entre si”, explica a coordenadora musical Monique Kodama.

Além desta, foram escolhidas outras composições que ficaram conhecidas pela interpretação de Elis, como “Ponta de Areia” e “Maria Maria”, ambas de Milton Nascimento, que ganharam arranjos do integrante Flávio Collins. “Não tínhamos essas músicas em nosso repertório, será a primeira vez que vamos cantá-las. Por isso, estamos ensaiando muito. Pela primeira vez, também iremos cantar “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, com arranjo de Bruno Bazé”, completa ela, referindo-se a outro integrante. A pedido de Chammé, o grupo ainda incluiu a música “Casa Forte”, de Edu Lobo, na lista inédita. Já as músicas solos e duetos foram escolhidas pelos próprios integrantes do grupo, seja por afinidade com a letra e melodia, que vão imprimir sua personalidade em cada uma delas.

Projeto Viva Elis

Evento idealizado e produzido por Valdomiro Chammé, o projeto começa no dia 10 de janeiro e prevê diferentes apresentações semanais às quintas do mês de janeiro, até o dia 31 (quando o grupo encerra a temporada), mostrando um passeio por diferentes formações e ritmos musicais. Esta, inclusive, será a primeira vez que um grupo vocal se apresenta no projeto, que já teve a participação de importantes cantoras, como Simone Mazzer, que cantou na primeira edição. A temporada de 2019 marca os 40 anos do disco “Essa Mulher”, lançado em 1979, cujas faixas permeiam boa parte do repertório escolhido pelos grupos participantes. Este ano, o Bar Valentino também comemora 40 anos inauguração, se firmando ainda mais como importante reduto de artistas locais e nacionais, sobretudo com trabalhos autorais.

Trajetória Grupo Vocal Entre Nós

Fundado em 2010, o “Grupo Vocal Entre Nós” é formado, em sua maioria, por alunos e ex-alunos de diversos cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), principalmente curso de Música e conta, atualmente, com 14 cantores: Bruno Bazé, Caco Piacenti, Clara Striquer, Flávio Collins Costa, Isaque Ribeiro, Marian Trigueiros, Mariana Sella, Mariany Figueiredo, Monique Kodama, Nícolas Lopes, Thabata Alvarenga, Thaís Regina, Thiago Barcelos e Washington Souza. A grande maioria possui experiência em canto coral desde a infância e adolescência, além da execução de diferentes instrumentos melódicos, harmônicos e percussão.

No início das atividades, o objetivo era o estudo da interpretação de arranjos vocais próprios para a formação de grupo vocal, inspirado em arranjadores de destaque como Marcos Leite, Pablo Trindade e Celso Branco. Após quatro anos de trabalho apenas vocal, o grupo passou a unir a música ao teatro em suas apresentações. Desde então, já montaram cinco espetáculos, dentre eles “Conversa de Botequim”, “Entre Nós in Concert”, “O Grande Circo Místico”, “Censurar Ninguém se Atreve” e “Morte e Vida Severina”. Em novembro do ano passado, o grupo participou do Cantoritiba – Festival Internacional de Corais de Curitiba e foi vencedor na categoria Música Popular Avançado e Coral Misto, além de receber o prêmio máximo do concurso.

SERVIÇO:

Viva Elis 2019 com Entre Nós
Quando: 31 de janeiro, às 21 horas
Onde: Bar Valentino (rua Prefeito Faria Lima, 486)
Quanto: R$ 18,00 (couvert). (Não serão vendidos ingressos antecipadamente)

Fonte: Divulgação