Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Grupo Vocal Entre Nós apresenta Elis Regina em canto coral

terça, 22 de janeiro de 2019

Cantores irão interpretar arranjos inéditos de canto coral, duetos e solos de várias fases da cantora

Ainda sob a euforia da recente estreia do espetáculo cênico-musical “Morte e Vida Severina”, o Grupo Vocal Entre Nós se prepara para mais um grande desafio. No próximo dia 31 de janeiro, às 21 horas, no Bar Valentino, os integrantes sobem ao palco para o projeto “Viva Elis 2019”, que há 27 anos presta homenagens à cantora Elis Regina. Na apresentação, os 14 cantores irão interpretar arranjos inéditos para quatro ou mais vozes, duetos e solos de várias fases da cantora que marcou história na música popular brasileira. Os integrantes estarão acompanhados da banda composta por Calebe Leal (piano), Eduardo Sahão (guitarra), Gabriel Zara (baixo) e Bruno Cotrim (bateria). A coordenação musical e preparação vocal é de Monique Kodama e direção artística de Silvio Ribeiro.

Grupo Vocal Entre Nós apresenta Elis Regina em canto coral

Foto: Divulgação

No repertório da apresentação, o Grupo Vocal Entre Nós promete mostrar músicas populares e outras mais desconhecidas do grande público, porém, sempre com a mesma energia visceral de Elis Regina, uma de suas características principais. Para o espetáculo, o grupo preparou uma lista que contempla um arranjo a nove vozes, como é o caso de “Redescobrir”, composição de Gonzaguinha, com arranjo de Pablo Trindade, que ficou eternizada na voz da Pimentinha. “Esta é uma versão bem diferente dos inúmeros registros que existem. É um arranjo bastante complexo, mas que resulta numa sonoridade bem especial por conta das diversas linhas femininas e masculinas que dialogam entre si”, explica a coordenadora musical Monique Kodama.

Além desta, foram escolhidas outras composições que ficaram conhecidas pela interpretação de Elis, como “Ponta de Areia” e “Maria Maria”, ambas de Milton Nascimento, que ganharam arranjos do integrante Flávio Collins. “Não tínhamos essas músicas em nosso repertório, será a primeira vez que vamos cantá-las. Por isso, estamos ensaiando muito. Pela primeira vez, também iremos cantar “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, com arranjo de Bruno Bazé”, completa ela, referindo-se a outro integrante. A pedido de Chammé, o grupo ainda incluiu a música “Casa Forte”, de Edu Lobo, na lista inédita. Já as músicas solos e duetos foram escolhidas pelos próprios integrantes do grupo, seja por afinidade com a letra e melodia, que vão imprimir sua personalidade em cada uma delas.

Projeto Viva Elis

Evento idealizado e produzido por Valdomiro Chammé, o projeto começa no dia 10 de janeiro e prevê diferentes apresentações semanais às quintas do mês de janeiro, até o dia 31 (quando o grupo encerra a temporada), mostrando um passeio por diferentes formações e ritmos musicais. Esta, inclusive, será a primeira vez que um grupo vocal se apresenta no projeto, que já teve a participação de importantes cantoras, como Simone Mazzer, que cantou na primeira edição. A temporada de 2019 marca os 40 anos do disco “Essa Mulher”, lançado em 1979, cujas faixas permeiam boa parte do repertório escolhido pelos grupos participantes. Este ano, o Bar Valentino também comemora 40 anos inauguração, se firmando ainda mais como importante reduto de artistas locais e nacionais, sobretudo com trabalhos autorais.

Trajetória Grupo Vocal Entre Nós

Fundado em 2010, o “Grupo Vocal Entre Nós” é formado, em sua maioria, por alunos e ex-alunos de diversos cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), principalmente curso de Música e conta, atualmente, com 14 cantores: Bruno Bazé, Caco Piacenti, Clara Striquer, Flávio Collins Costa, Isaque Ribeiro, Marian Trigueiros, Mariana Sella, Mariany Figueiredo, Monique Kodama, Nícolas Lopes, Thabata Alvarenga, Thaís Regina, Thiago Barcelos e Washington Souza. A grande maioria possui experiência em canto coral desde a infância e adolescência, além da execução de diferentes instrumentos melódicos, harmônicos e percussão.

No início das atividades, o objetivo era o estudo da interpretação de arranjos vocais próprios para a formação de grupo vocal, inspirado em arranjadores de destaque como Marcos Leite, Pablo Trindade e Celso Branco. Após quatro anos de trabalho apenas vocal, o grupo passou a unir a música ao teatro em suas apresentações. Desde então, já montaram cinco espetáculos, dentre eles “Conversa de Botequim”, “Entre Nós in Concert”, “O Grande Circo Místico”, “Censurar Ninguém se Atreve” e “Morte e Vida Severina”. Em novembro do ano passado, o grupo participou do Cantoritiba – Festival Internacional de Corais de Curitiba e foi vencedor na categoria Música Popular Avançado e Coral Misto, além de receber o prêmio máximo do concurso.

SERVIÇO:

Viva Elis 2019 com Entre Nós
Quando: 31 de janeiro, às 21 horas
Onde: Bar Valentino (rua Prefeito Faria Lima, 486)
Quanto: R$ 18,00 (couvert). (Não serão vendidos ingressos antecipadamente)

Fonte: Divulgação