Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Aurora Shopping recebe a Semana de Arquitetura e Design

Aurora Shopping recebe a Semana de Arquitetura e Design

quinta, 18 de abril de 2024

Os Decornautas Allex Colontonio e André Rodrigues: presença no dia 25

Serão cinco dias de imersão nesse universo criativo com oficinas, palestras, painéis, mostras e show de encerramento

Londrina receberá entre os dias 23 e 27 de abril na praça de eventos do Aurora Shopping um grande evento de arquitetura e design. Promovido pelo Grupo Somma, associação de empresas do setor, a Semana de Arquitetura e Design reúne uma ampla programação que inclui palestras, debates, oficinas, painéis, mostras, exibição de documentários e ainda um show de blues no encerramento. Importantes nomes do setor estarão presentes ao evento.

Rafael Botta, fundador da Pontto, empresa organizadora da Semana, diz que o tema do evento é “Abrangente”. “A ideia é destacar a diversidade e amplitude da profissão, bem como suas possibilidades inovadoras. Ao enfatizar a natureza interdisciplinar e multifacetada da arquitetura e do design, o evento inspira profissionais e estudantes a explorar novas ideias, abordagens e colaborações”, afirma.

Segundo ele, a proposta é proporcionar um espaço para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e tendências emergentes, “promovendo o crescimento e a evolução contínua da comunidade local de arquitetura e design”. Ele observa que a Semana é também uma oportunidade para a conscientização pública sobre o impacto do design e da arquitetura no ambiente construído e na qualidade de vida das pessoas, destacando sua importância para o desenvolvimento sustentável e a melhoria das cidades. “Vamos celebrar a criatividade e a inovação e fortalecer o papel essencial dessas disciplinas na configuração da nossa cidade”, diz.

Decornautas na Semana

O ponto alto da programação será a presença dos “Decornautas” Allex Colontonio e André Rodrigues que farão palestra no dia 25, quinta-feira, às 19 horas. Com 115 mil seguidores no instagram, a dupla abala o mercado editorial brasileiro. A designer autoral e especialista em educação moderna com ênfase em ensino digital, Ana Penso, vai comandar o talk “Olhos de ver: como a arquitetura pode mudar o jogo da arte e do design”, no dia 26, sexta-feira, às 19 horas.

Camila Forbeck é outro nome de destaque na programação do evento. A arquiteta londrinense atua com projetos, consultoria e curadoria, além do design de mobiliário. Sua participação na Semana será no dia 23, terça-feira, às 20 horas. Em pauta, o “Salão de Milão 2024 – Como traduzir as novidades em repertório criativo”.

“Conexões Criativas: Explorando a Interseção entre Urbanismo, Arte, Arquitetura e Inovação” será o tema de Felipe Guerra, do conceituado escritório de Jaime Lerner, no dia 24, quarta-feira, às 19 horas. No mesmo dia, às 18 horas, Ivan Ponna abordará o tema “Arquitetura Biofílica”. Manoel Doria, da Doria Arquitetos, fará um talk no dia 25, quinta-feira, às 18 horas. No sábado, dia 27, às 12 horas, haverá um grande debate com o tema “90 anos de Arquitetura em Londrina e o que esperar dos próximos 90”, reunindo grandes nomes da profissão em Londrina.

Galeria: ponto de encontro

A praça de eventos do Aurora Shopping estará totalmente adaptada para a Semana, com o espaço idealizado por cinco escritórios de arquitetura especialmente para o evento. A arquibancada em torno do palco principal terá capacidade para até 200 pessoas ao redor do convidado, proporcionando um ambiente íntimo e envolvente. Serão diversas atrações por dia, que certamente receberão a presença não só de profissionais mas também de alunos e entusiastas do universo das artes, decoração e arquitetura.

A área de expansão do Aurora Shopping, no primeiro andar do empreendimento (próximo dos elevadores), abrigará uma galeria de arte temporária, proporcionando um espaço amplo e inspirador para os visitantes explorarem. Com capacidade para receber pelo menos 100 pessoas simultaneamente e operando das 10h às 22h durante todo o período da Semana de Arquitetura, esta galeria será um ponto de encontro para os amantes da arte e do design, oferecendo uma variedade de exposições e instalações para apreciação do público.

O encerramento do evento no sábado, dia 27, às 13 horas, terá o pocket show Festival de Blues, aberto ao público, com o músico Kiko Jozzolino. Durante toda a Semana, haverá também eventos externos em espaços como o Museu de Artes de Londrina, Bar Valentino, Sicredi Dexis e Praça dos Pioneiros (Gleba Palhano).

Toda a programação e links para inscrição já estão disponíveis no site https://semanadearquitetura.com.br/

Divulgação