Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
UniFil lança especialização em cuidados aos idosos UniFil lança especialização em cuidados aos idosos

UniFil lança especialização em cuidados aos idosos

Monday, 21 de January de 2013
Categoria:

A cada ano 650 mil pessoas passam à terceira idade no Brasil, indicam dados do IBGE. Esse crescimento vai abrir muitas oportunidades de trabalho e exigir cada vez mais qualificação profissional das pessoas que atuam nos cuidados aos idosos. É com essa perspectiva que a UniFil lança a pós-graduação em Gerontologia Multiprofissional, um novo curso de especialização que envolve as áreas de enfermagem, medicina, nutrição, fisioterapia, educação física, odontologia, farmácia, psicopedagogia e terapia ocupacional.

Com a expansão da população idosa, até 2020 será necessário dobrar a quantidade de pessoas que trabalham com cuidados aos idosos. Para 2050, a demanda profissional será cinco vezes maior ? segundo projeções oficiais. O aumento de pessoas com mais de 60 anos está ligado a fatores como melhoria da qualidade de vida, ampliação da expectativa de vida, avanços da medicina, mais acesso aos serviços de saúde, novas opções de lazer, consumo e práticas diárias focadas nos idosos.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação da UniFil e coordenadora da especialização, professora doutora em Enfermagem Damares Tomasin Biazin, explica que o gerontólogo é quem cuida do idoso, quem acompanha o processo de envelhecimento normal. ?A gerontologia engloba diversas áreas da saúde. É diferente do geriatra, que é médico e trata das doenças dos idosos”, diz. “Os profissionais de saúde devem estar atentos para entender as diferenças entre processo de envelhecimento normal e as patologias decorrentes da velhice. A gerontologia auxilia nessa análise”, acrescenta.

As projeções da Organização Mundial de Saúde apontam que o Brasil terá a sexta maior população idosa do mundo até 2025, com 37 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. ?Vários segmentos já desenvolvem produtos e serviços direcionados aos idosos. É um mercado com muitas oportunidades e quem tiver mais conhecimento sobre as necessidades específicas desse público vai despontar profissionalmente?, afirma a professora.

As aulas da pós-graduação em Gerontologia Multiprofissional são às terças e quintas-feiras à noite. O curso tem 12 meses de aulas presenciais e mais seis meses para desenvolver a monografia. Informações e inscrições no  www.unifil.br/posgraduacao, e-mail [email protected] ou telefone (43) 3375.7578.

Fonte: Assessoria UniFil

Mais detalhes:

Inscrições para Pós-graduação Site: http://www.unifil.br/portal/hotsites2010/posgraduacao2009/ E-mail: [email protected] Fone: (43) 3375.7578