Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
UniFil lança especialização em cuidados aos idosos

UniFil lança especialização em cuidados aos idosos

segunda, 21 de janeiro de 2013
Categoria

A cada ano 650 mil pessoas passam à terceira idade no Brasil, indicam dados do IBGE. Esse crescimento vai abrir muitas oportunidades de trabalho e exigir cada vez mais qualificação profissional das pessoas que atuam nos cuidados aos idosos. É com essa perspectiva que a UniFil lança a pós-graduação em Gerontologia Multiprofissional, um novo curso de especialização que envolve as áreas de enfermagem, medicina, nutrição, fisioterapia, educação física, odontologia, farmácia, psicopedagogia e terapia ocupacional.

Com a expansão da população idosa, até 2020 será necessário dobrar a quantidade de pessoas que trabalham com cuidados aos idosos. Para 2050, a demanda profissional será cinco vezes maior ? segundo projeções oficiais. O aumento de pessoas com mais de 60 anos está ligado a fatores como melhoria da qualidade de vida, ampliação da expectativa de vida, avanços da medicina, mais acesso aos serviços de saúde, novas opções de lazer, consumo e práticas diárias focadas nos idosos.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação da UniFil e coordenadora da especialização, professora doutora em Enfermagem Damares Tomasin Biazin, explica que o gerontólogo é quem cuida do idoso, quem acompanha o processo de envelhecimento normal. ?A gerontologia engloba diversas áreas da saúde. É diferente do geriatra, que é médico e trata das doenças dos idosos”, diz. “Os profissionais de saúde devem estar atentos para entender as diferenças entre processo de envelhecimento normal e as patologias decorrentes da velhice. A gerontologia auxilia nessa análise”, acrescenta.

As projeções da Organização Mundial de Saúde apontam que o Brasil terá a sexta maior população idosa do mundo até 2025, com 37 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. ?Vários segmentos já desenvolvem produtos e serviços direcionados aos idosos. É um mercado com muitas oportunidades e quem tiver mais conhecimento sobre as necessidades específicas desse público vai despontar profissionalmente?, afirma a professora.

As aulas da pós-graduação em Gerontologia Multiprofissional são às terças e quintas-feiras à noite. O curso tem 12 meses de aulas presenciais e mais seis meses para desenvolver a monografia. Informações e inscrições no  www.unifil.br/posgraduacao, e-mail [email protected] ou telefone (43) 3375.7578.

Fonte: Assessoria UniFil

Mais detalhes:

Inscrições para Pós-graduação Site: http://www.unifil.br/portal/hotsites2010/posgraduacao2009/ E-mail: [email protected] Fone: (43) 3375.7578