Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Ter um verão sem dengue depende de você!

quarta, 25 de janeiro de 2017
Categoria

Cuidados com o ambiente e vacinação ajudam a manter o mosquito controlado

O combate ao mosquito da dengue, que também é responsável pela transmissão da da chikungunya e do zika vírus, deve ser feito durante o ano todo, mas como o volume de chuvas no verão é maior e o calor favorece a reprodução do inseto, os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano. Manter o quintal limpo é uma das prioridades, assim como armazenar em local coberto os objetos que possam acumular água da chuva, como potes, latas e garrafas vazias. 

Caixas d’água devem estar sempre tampadas e calhas, toldos e marquises devem ser checados semanalmente. Ralos e canos devem estar sempre desentupidos e os pratinhos dos vasos de plantas cheios de areia.  

Além da atenção com o ambiente, os cuidados pessoais também são importantes. O uso de repelentes ajuda a afastar o mosquito, mas crianças menores de dois anos e gestantes devem seguir orientação médica na hora de escolher o melhor produto. Bebês com menos de seis meses não devem usar repelentes, neste caso, o uso de mosquiteiros, manga longa e calça ajudam a evitar as picadas do Aedes Aegypti.

Entre as três doenças que o mosquito transmite, a dengue é a que possui maior risco de mortalidade, principalmente se evoluir com complicações hemorrágicas. E é também a única que tem vacina disponível na rede privada, como a Clínica de Vacinação da Unimed Londrina.

A vacina é indicada para pessoas com idade entre nove e 45 anos. Segundo a gestora de Negócios da Unimed Londrina, Zenaide Leão, a vacina é resultado de estudos de 20 anos e apresenta eficácia de 66%. As pessoas imunizadas também tem 81% menos chances de internações e 93% de redução de casos graves da doença. A vacina imuniza contra os quatro tipos de vírus da dengue em circulação e quanto mais pessoas imunizadas menor será a circulação de mosquitos infectados no ambiente.

Zenaide observa que a vacina não é indicada para crianças com menos de nove anos, gestantes ou lactantes. Pessoas com mais de 45 anos só podem ser vacinadas mediante apresentação de receita médica. Para ser imunizada, a pessoa deve receber três doses da vacina contra a dengue com intervalo de seis meses entre cada aplicação. Na Clínica de Vacinação da Unimed Londrina, cada dose custa R$ 235,00 para pagamento à vista ou R$ 250,00 no cheque ou no cartão. A vacinação deve ser agendada, pois o frasco contém cinco doses e tem validade de seis horas após ser aberto. “Para grupos de cinco pessoas que agendarem a aplicação, o valor tem 10% desconto”, afirma a gestora.

Fonte: Divulgação