Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Segurança alimentar será debatida em Londrina Segurança alimentar será debatida em Londrina

Segurança alimentar será debatida em Londrina

Wednesday, 29 de June de 2011
Categoria:

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a comissão preparatória da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (CMSAN) promovem de 30 de junho a 9 de julho, sete pré-conferências regionais.

O objetivo é preparar e pautar a Conferência Municipal que será realizada dia 15 de julho, no Centro de Educação Ambiental, localizado no Parque Arthur Thomas, rua da Natureza, 155, Jardim Piza.

Alimentação Adequada e Saudável: Direito de todos
 
A conferência municipal é uma etapa para o cumprimento da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), promovida pelo Governo Federal, por meio do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Em todo país, foi estabelecido um cronograma para a realização dos eventos que discutirá a ?Alimentação Adequada e Saudável: Direito de todos?.

A organização das pré-conferências regionais é composta por diversas comissões com representantes do poder público, sociedade civil organizada, entre outros. A secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, é responsável pela coordenação do projeto. ?A intenção é debater com os diversos segmentos da sociedade o direito de todos ao acesso regular do alimento em quantidade e qualidade?, afirmou Marisol.  

Primeiramente, a discussão sobre a perspectiva de direitos humano no âmbito da segurança alimentar e nutricional, acontecerá em todas as regiões de Londrina. ?Em cada ponto vamos conhecer a realidade, necessidade e propostas no que diz respeito à produção e comercialização de uma alimentação saudável?, disse.   

De acordo com Marisol, o tema é padrão em todas as conferências regionais, estaduais e nacional este ano. ?Vamos nos reunir para discutir propostas, as dificuldades da alimentação saudável, criar ferramentas e elaborar projetos que vão ser discutidos na Conferência Estadual e Nacional, onde certamente estarei presente?, disse.

A 1ª CMSAN torna-se especial porque será formado o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (COMSAN/LD) e criado Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (FUMSAN/LD). Os novos órgãos serão responsáveis pela sistematização e encaminhamento de propostas às conferências regional, estadual e nacional.

As pré-conferências serão realizadas em todas as regiões de Londrina:

Centro: dia 30 de junho, das 19h30min às 21h30min ? Local: Centro Universitário Filadélfia (Unifil), avenida Juscelino Kubitscheck, 1.626

Região Norte: dia 5 de julho, das 14h às 17h ? Local: Usina do Conhecimento, rua Claudete de Souza, 677

Região Norte: dia 5 de julho, das 19h às 21h ? Local: Centro Cultural Lupércio Luppi, avenida Saul Elkind, 790

Região Leste: dia 6 de julho, das 14h às 17h ? Local: Clube das Mães Unidas, rua Roseiral, 77, jardim Interlagos

Região oeste: dia 7 de julho, das 14h às 17h ? Local: Associação de Moradores do jardim Bandeirantes, rua Serra da Graciosa, 677

Região Sul: dia 8 de julho, das 14h às 17h ? Local: Biblioteca Virtual, rua Tadao Ohira, 325

Área Rural: dia 9 de julho, das 14h às 17h ? Local: Salão Paroquial da Igreja de Irerê

Fonte: N.Com. PML