Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Secretaria de Saúde apoia campanha contra o cigarro

Secretaria de Saúde apoia campanha contra o cigarro

quinta, 02 de junho de 2016
Categoria: noticia

Campanha “Cigarro: O que você precisa para abandonar” será realizada sábado (4) em Londrina, Maringá e Curitiba

Reprodução

No próximo sábado (4), das 7h30 às 12 horas, Londrina participa da campanha “Cigarro: O que você precisa para abandonar”, que tem como objetivo mobilizar o Estado do Paraná na luta contra o tabagismo, ressaltando a importância da abordagem positiva e acolhedora no prognóstico dos pacientes. A campanha acontece simultaneamente nas cidades de Maringá e Curitiba. Em Londrina será realizada no calçadão, na avenida Paraná.

A ação é promovida pela International Federation of Medical Students’ Associations) (IFMSA), uma associação não governamental de estudantes de medicina, fundada na Dinamarca em 1951, que desde então congrega associações de estudantes de medicina em 100 países nos seis continentes. Em Londrina, a ação é organizada pelo Comitê local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Londrina) e conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Câmara Municipal Londrina e RPC TV.

Neste dia, os estudantes do curso de Medicina da PUC irão conversar com a população, a fim de conhecer a história de cada paciente, para que possam orientar a respeito dos métodos para parar de fumar, abstinência e melhorias na saúde após o abandono do vício. Para realizar o atendimento ao público, os alunos passaram por uma capacitação e serão supervisionados por médicos da universidade.

Aos participantes que desejarem, será aplicado o teste de Fagerström, para que tenham consciência de seu nível de dependência do cigarro e para que os profissionais possam identificar a natureza da dependência dos pacientes (física, psicológica e/ou emocional) para melhor orientá-los quanto à forma de parar com o vício.

A ação contará também com a participação de um professor de educação física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), capacitado no Programa de Tabagismo, que estará divulgado o trabalho que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem ao paciente fumante. Em Londrina há 34 UBSs que são cadastradas como ambulatório de tabagismo pelo Mistério da Saúde e há perspectiva do aumento destas unidades ainda este ano.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde aos pacientes que desejam parar de fumar, é que procurem a UBS mais próxima de sua residência, para que sejam feitos os devidos encaminhamentos aos núcleos de apoio ao tabagista.

Segundo a coordenadora da região sul pela IFMSA Brasil e presidente do Comitê da PUC Paraná Londrina, Viviane Soares Ortiz, após a campanha, os dados obtidos nas três cidades paranaenses serão analisados e divulgados. Segundo ela, em 2015 a campanha também foi realizada no Paraná, por ser o Estado Brasileiro com maior número de tabagistas.

“A campanha foi um sucesso e, graças à abordagem diferencial mais positiva e motivadora, que não culpabiliza ou ameaça o tabagista, mas o acolhe e fornece informações de qualidade para que se sintam aptos a abandonar o vício, conseguimos um grande alcance e tivemos nossa campanha publicada na Revista Dinamarquesa MSI (Medical Student International)”, destacou.

Fonte: Divulgação