Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saúde vacina contra Poliomielite e Sarampo neste sábado

Saúde vacina contra Poliomielite e Sarampo neste sábado

quinta, 11 de agosto de 2011
Categoria

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado (13) duas campanhas de vacinação infantil, contra a Poliomielite e contra o Sarampo. A mobilização acontece em 53 Unidades básicas de Saúde (UBS) da cidade. A abertura será às 9h na UBS Vivi Xavier, localizada na rua Maysa, 411.

Segundo a diretora de Epidemiologia, Sandra Caldeira, a Secretaria de Saúde de Londrina pretende vacinar um total de 78 mil crianças. ?É preciso manter uma alta rotina de vacinação. Protegendo, assim, as crianças contra essas doenças, para não haver mais casos?, ressaltou.

As vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde serão aplicadas nas 53 Unidades Básicas do município, pelos os próprios profissionais de cada UBS. O atendimento acontece das 8h às 17h. É importante lembrar que os pais devem levar a carteira de vacinação das crianças.

Vacinação contra Poliomielite

A campanha de Vacinação Contra a Paralisia Infantil, doença nomeada como Poliomielite e realizada todos os anos está em sua segunda etapa. Na primeira fase deste ano, realizada em julho, foram vacinadas 32.840 crianças. A ação acontece durante todo o sábado e tem o objetivo de vacinar 39 mil crianças menores de cinco anos.

A vacina utilizada contra a Poliomielite é a Sabin, aplicada em forma de gotinha. De acordo com Sandra, a doença deixa sérias sequelas nas crianças, podendo levar até ao óbito.

Caldeira apontou que a Poliomielite foi erradicada do Brasil, o último caso foi registrado em 1989. Porém, a diretora ressaltou ainda que foram registrados, no ano passado, 1292 casos, em outros países, por isso, a importância da prevenção. ?Apesar de não haver casos em nosso país, a vacinação é fundamental, para que não haja a reprodução do vírus, já que ele está muito presente em países da Ásia e da África?, acrescentou.

Vacinação contra o Sarampo

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo tem inicio no dia 13 e vai até o dia 16 de setembro. Segundo Sandra, a expectativa é que 39 mil crianças entre 12 meses e 1 ano sejam vacinadas.

A vacina contra o Sarampo é a Tríplice Viral, que é injetável. Por essa razão, será realizada apenas por profissionais de saúde. Sandra disse que essa ação será feita através de uma determinação do Ministério da Saúde. ?A doença é muito grave e altamente contagiosa. Neste ano, foram registrados no Brasil dez casos. Por essa razão, estamos em fase de eliminação do vírus?, enfatizou.

Fonte: N.com