Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Ritmos do Brasil no Palco Alma Londrina

Ritmos do Brasil no Palco Alma Londrina

quinta, 04 de dezembro de 2014
Categoria: noticia

No show de encerramento do festival, mulheres trazem a cadência do samba e ritmos da tradição afrobrasileira

Nessa semana se comemorou o dia do samba, e o Palco Alma Londrina pretende encerrar a sua edição de 2014 com um show em que os ritmos brasileiros são o destaque. Em cena, Joyce Cândido, considerada a grande revelação da música brasileira no momento, a cantora Rackelly Calliari e o som do Samba Sim, além do grupo Pisada da Jurema que mantém a tradição dos ritmos de descendência africana.

O show será realizado no próximo sábado, 6 de dezembro, na Vila Cultural Alma Brasil (Rua Mar Del Plata, 93), a partir das 16h. A entrada é grátis, mas a organização do evento informa que a lotação máxima é de 300 pessoas, portanto, a orientação é que o público chegue cedo para não ficar de fora. O pré-cadastro no site da rádio garante apenas a participação em sorteios de produtos culturais de artistas de Londrina.

O evento tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura e integra a programação das comemorações dos 80 anos de Londrina. A realização é da Alma – Associação Intercultural de Projetos Sociais através da Alma Londrina Rádio Web que integra o Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da entidade.


Joyce Cândido

Pé-vermelho de coração – A cantora Joyce Cândido é a estrela da noite. Ela tem forte ligação com Londrina, onde formou-se em música pela Universidade Estadual de Londrina. Radicada no Rio de Janeiro, tem construído uma carreira de muito sucesso e é considerada uma das grandes vozes da nova geração do samba brasileiro.

Ela lançou recentemente seu primeiro DVD intitulado “O bom e velho samba novo”, título homônimo de seu primeiro álbum. O projeto, gravado em novembro de 2013, no teatro Maison de France, no Rio, tem as participações especiais de João Bosco, Elza Soares, Toninho Gerais e Carlinhos de Jesus.  Atualmente tem contrato com a Warner Music cujo convite surgiu durante o MIDEM (Marché International du Disque et de L’édition Musicale), em Cannes, após uma de suas três apresentações no evento, que homenageou o Brasil.

Seu primeiro CD, intitulado Panapaná, foi produzido por João Vidotti e lançado em 2006. Dois anos depois, ela mudou-se para Nova York onde, durante três anos, estudou canto, dança e teatro no Broadway Dance Center. Paralelamente, Joyce passou a fazer shows pela cidade americana. Assim, seu                   trabalho ganhou destaque e reconhecimento e ela, então, recebeu o prêmio de Melhor Cantora Brasileira nos Estados Unidos, pelo Brazilian International Press Awards, em 2011, ao lado de nomes como Marcos Valle.

De volta ao Brasil, ainda em 2011, a cantora foi indicada por Chico Buarque para a Biscoito Fino, selo pelo qual gravou “Bom e Velho Samba Novo”, produzido por Alceu Maia, que já trabalhou com nomes como Diogo Nogueira e Beth Carvalho.

Do samba aos ritmos da tradição – Formado em 2003 por jovens músicos londrinenses, o grupo Samba Sim se dedica à pesquisa e divulgação do samba de raiz, seus compositores e intérpretes. O público, inicialmente formado por universitários, vem agregando pessoas das mais diversas faixas etárias, que se interessam em conhecer a produção de compositores como Assis Valente, Geraldo Pereira e Wilson Batista, bem como dançar ao som de Paulinho da Viola, Chico Buarque e Marcelo Camelo.


Grupo Samba Sim

Em 2007, o grupo foi vencedor do I Festival de Samba e Pagode do carnaval londrinense, apresentando a canção autoral “Samba 119” e o sucesso “Tristeza Pé no Chão”.  Também apresentou-se no Festival de Música de Londrina, Femucic (Maringá) e o Festival Universitário da Canção, em Ponta Grossa. O Samba Sim também tem se dedicado a homenagear grandes artistas brasileiros como Djavan, Clara Nunes, Cartola, Noel Rosa e Dorival Caymmi.
O grupo é formado por Rakelly Calliari (voz), Rafael Fuca (violão), André Gião (cavaco e guitarra), Filipe Barthem (contrabaixo), Duda de Souza e Marcelo de Siqueira (percussão).

O grupo Pisada da Jurema realiza um trabalho de releitura de ritmos populares brasileiros com foco nos estados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Bahia e região sudeste. O repertório conta com músicas da tradição oral, como o coco, cacuriá, jongo, e, ritmos da religião de matriz africana, como afoxé e maracatu. A partir dessas referências também trazem composições próprias.

[video:<iframe width=”560″ height=”315″ src=”//www.youtube.com/embed/BlGuYNFzqTI” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>]

Formado em 2013 em Londrina, o grupo surge pelo interesse comum entre as integrantes: fortalecer e cultivar as identidades expressas nas manifestações histórico-culturais do povo brasileiro. O grupo é formado por Camila Rios, Carolina Sanches, Dodô Bertone, Giovana Fogaça, Júlia Marques, Maria Carolina Thomé, Nanna Souza, Satiko Tiko, Thais Hamer e Vanessa Gardim.


O Palco AlmA Londrina ainda conta com uma feirinha de produtos culturais que oferece CD’s, livros, camisetas, entre outros produtos de artistas locais. A produção do evento orienta as bandas e artistas interessados em divulgar o trabalho durante o festival, a entrem em contato com a AlmA Londrina Rádio Web pelo site, facebook ou pelo telefone 3326-2672. As pessoas cadastradas no site concorrem a diversos prêmios.

Divulgação

Mais detalhes:

Palco Alma Londrina Dia: 06/12 Horário: 16h Local: Via Cultural Alma Brasil (Rua Mar del Plata, 93) Informações: 3326-2672 Entrada franca