Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Procon orienta consumidores para compras da Páscoa

Procon orienta consumidores para compras da Páscoa

quinta, 13 de abril de 2017
Categoria: noticia

Cidadãos devem pesquisar o preço dos alimentos antes de comprá-los

Com a aproximação da Páscoa, o Núcleo Municipal de Defesa ao Consumidor de Londrina (Procon-LD) orienta os consumidores na hora de comprar ovos de chocolate e pescados. De acordo com o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, é importante que, no momento da compra dos produtos, os cidadãos fiquem atentos aos preços e à qualidade das mercadorias que estão adquirindo. Isso porque, há diversas marcas e modelos, assim como locais que estão comercializando produtos como ovos e barras de chocolate e pescados.

O coordenador do Procon destacou a importância do cidadão, antes de comprar os alimentos típicos do período da Páscoa, pesquise o preço dos mesmos. “Durante a fiscalização, que realizamos em conjunto ao IPEM, percebemos uma grande variação no preço dos ovos de chocolate e irregularidades em pescados. Por isso, pedimos para que os consumidores que suspeitem de alguma situação denunciem ao Procon”, explicou.

Na pesquisa realizada pelo Procon em parceria com o Instituto de Peso e Medida (IPEM), os técnicos vistoriaram 10 locais que comercializavam peixes e camarões congelados e ovos de chocolate. Foram encontradas irregularidades em algumas marcas de pescados, em que o peso descrito na embalagem dos congelados era diferente do contido no produto, chegando a 30% menos peixe ou camarão do que o indicado no rótulo.  Já com relação ao peso dos ovos de chocolate não foram encontradas discrepâncias ou ilegalidades, apenas uma grande variação do preço dos produtos.

Segundo Richa, agora os técnicos do Procon estão trabalhando em cima da elaboração de processos administrativos contra as marcas de pescados com irregularidades e na elaboração da denúncia que será encaminhada ao Ministério Público do Paraná, para apuração dos fatos. No percorrer do processo, as empresas poderão se defender e caso seja comprovada a fraude, elas receberão multas. “Em alguns casos o peso do produto não corresponde ao indicado no degelo, ou seja, o consumidor está sendo fraudado porque está pagando por uma quantidade, quando na verdade está recebendo a menos”, explicou.

Denúncias

As pessoas que suspeitarem de irregularidades em produtos como pescados e ovos de chocolate podem fazer uma denúncia ao Procon, telefonando no 151. Neste número, os atendentes também esclarecem dúvidas e auxiliam os consumidores. É possível também fazê-lo pessoalmente na sede da Rua Mato Grosso, nº 299. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: N.Com/Prefeitura de Londrina