Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Primeira etapa do Programa de Castração de Animais encerra amanhã

Primeira etapa do Programa de Castração de Animais encerra amanhã

terça, 26 de janeiro de 2016
Categoria: noticia

Beneficiários do Bolsa Família ainda podem comparecer na Diretoria de Vigilância Sanitária para cadastrar animais para castração

Os beneficiários do Bolsa Família só tem mais um dia para cadastrar seus cães e gatos para passarem por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação e implantação de microchip, ofertados pelo município. Os interessados devem comparecer  amanhã (terça, dia 26), das 8 às 12 horas, na Diretoria de Vigilância Sanitária (DVS), que fica na rua Attílio Otávio Bisatto nº 480.

Para requerer o serviço é necessário levar o documento de identificação, cartão do Bolsa Família e comprovante de residência. No ato do cadastro não é necessário levar o animal. Maiores informações podem ser obtidas no telefone 3372-9407.

Segundo a coordenadora de Saúde Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Oka, há pessoas que fizeram o cadastro na DVS mas não compareceram para agendar os procedimentos na clínica credenciada pelo município, Clinicão.

A orientação é para que elas compareçam para o agendamento na clínica, localizada na av. celso Garcia Cid 1.660, no período máximo de 30 dias da data de realização do cadastro. O agendamento é feito às quintas e sextas-feiras, das 15 às 20 horas.

A veterinária proprietária da Clinicão, Maiza Lopes de Menezes, orientou que, para agendar os procedimentos, é necessária a presença do guardião do animal, que efetuou o cadastro na DVS. “é necessário que ele venha pessoalmente para assinar as autorizações dos procedimentos, não sendo permitido outra pessoa”, disse.

Segunda etapa

Após a conclusão da primeira etapa do programa, a intenção do município é iniciar o cadastro para os acumuladores de animais. Segundo Sandra Oka, concluído o cadastramento para os beneficiários do Bolsa Família, será feito um balanço de recursos para dar continuidade ao programa. “Havendo sobra de recursos, nossa intenção é abrir cadastro para os acumuladores no dia 16 de fevereiro”, disse.

O primeiro passo para início da segunda etapa é a visita de fiscais da Vigilância Ambiental a possíveis acumuladores de animais, para ver se eles se enquadram nos critérios solicitados pela DVD. “Temos uma lista de possíveis acumuladores, feita através de denúncias da população”, disse.

Balanço

Os procedimentos de castração de cães e gatos começaram no dia 13 de outubro do ano passado. Até agora, foram cadastrados 1.028 animais de 225 guardiões. Foram realizadas aproximadamente 450 castrações, além de vacinação, vermifugação e implantação de microchip nestes animais. O restante está na fila para a realização dos procedimentos.

Fonte: Divulgação