Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Outubro Rosa realiza ação preventiva de câncer de mama

Outubro Rosa realiza ação preventiva de câncer de mama

sexta, 04 de outubro de 2013
Categoria: noticia

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto do Câncer, universidades e entidades da cidade realizará nos próximos finais de semana atividades educativas, exames clínicos para a prevenção do câncer de mama e solicitações de mamografia. As ações fazem parte do “Movimento Outubro Rosa”.

A ação será realizada sábado (5), das 8h às 12h, em diversos pontos. Os ônibus rosa da empresa Garcia estarão no calçadão de Londrina; na avenida das Maritacas, 1.546, que fica no Jardim Lindóia e na avenida Theodoro Victorelli, 650. Neles, a população feminina poderá fazer o exame clínico das mamas e solicitar a mamografia.

Já no sábado (12), o atendimento será no Jardim Franciscato, em frente à Biblioteca Virtual, que fica na rua Tadao Ohira, 325 e no Jardim Vista Bela, na rua Celeste Conto Moro. No terceiro sábado de outubro (19) o atendimento itinerante vai estar na avenida Saul Elkind, em frente ao módulo da Guarda Municipal e na rua Antimônio, que fica no Jardim São Francisco, região oeste da cidade. No último sábado (26), a ação será realizada na avenida Dez de Dezembro, em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima e na avenida Theodoro Victorelli, 650.

A enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher, Lilian de Fátima Nellessen, explicou que a Secretaria Municipal de Saúde está colaborando com o desenvolvimento das atividades informativas e com a disponibilização de mais horários para o agendamento de consultas e exames clínicos.

“Nós passamos as informações clínicas que devem ser repassadas para as pacientes e os formulários que deverão ser preenchidos para o agendamento dos exames. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município estão aptas para receber as mulheres que desejam fazer o preventivo e o exame das mamas, principalmente porque estamos intensificando o atendimento nas unidades durante este mês”, disse.

No ônibus, as pacientes serão orientadas a procurar as unidades de saúde municipais para realizar o agendamento do exame durante a semana (segunda à sexta-feira) em horário habitual de funcionamento. Para agendar o horário dos exames clínicos é preciso comparecer pessoalmente até a UBS mais próxima de sua residência. O pedido para mamografia é feito para as mulheres acima de 40 anos e quando há casos de câncer na família é prudencial realizá-lo a partir dos 35 anos.

Fonte: N.com