Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Outubro Rosa realiza ação preventiva de câncer de mama Outubro Rosa realiza ação preventiva de câncer de mama

Outubro Rosa realiza ação preventiva de câncer de mama

Friday, 04 de October de 2013
Categoria:

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto do Câncer, universidades e entidades da cidade realizará nos próximos finais de semana atividades educativas, exames clínicos para a prevenção do câncer de mama e solicitações de mamografia. As ações fazem parte do “Movimento Outubro Rosa”.

A ação será realizada sábado (5), das 8h às 12h, em diversos pontos. Os ônibus rosa da empresa Garcia estarão no calçadão de Londrina; na avenida das Maritacas, 1.546, que fica no Jardim Lindóia e na avenida Theodoro Victorelli, 650. Neles, a população feminina poderá fazer o exame clínico das mamas e solicitar a mamografia.

Já no sábado (12), o atendimento será no Jardim Franciscato, em frente à Biblioteca Virtual, que fica na rua Tadao Ohira, 325 e no Jardim Vista Bela, na rua Celeste Conto Moro. No terceiro sábado de outubro (19) o atendimento itinerante vai estar na avenida Saul Elkind, em frente ao módulo da Guarda Municipal e na rua Antimônio, que fica no Jardim São Francisco, região oeste da cidade. No último sábado (26), a ação será realizada na avenida Dez de Dezembro, em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima e na avenida Theodoro Victorelli, 650.

A enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher, Lilian de Fátima Nellessen, explicou que a Secretaria Municipal de Saúde está colaborando com o desenvolvimento das atividades informativas e com a disponibilização de mais horários para o agendamento de consultas e exames clínicos.

“Nós passamos as informações clínicas que devem ser repassadas para as pacientes e os formulários que deverão ser preenchidos para o agendamento dos exames. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município estão aptas para receber as mulheres que desejam fazer o preventivo e o exame das mamas, principalmente porque estamos intensificando o atendimento nas unidades durante este mês”, disse.

No ônibus, as pacientes serão orientadas a procurar as unidades de saúde municipais para realizar o agendamento do exame durante a semana (segunda à sexta-feira) em horário habitual de funcionamento. Para agendar o horário dos exames clínicos é preciso comparecer pessoalmente até a UBS mais próxima de sua residência. O pedido para mamografia é feito para as mulheres acima de 40 anos e quando há casos de câncer na família é prudencial realizá-lo a partir dos 35 anos.

Fonte: N.com