Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Outubro Rosa: Londrina  intensifica exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama

Outubro Rosa: Londrina intensifica exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama

quinta, 03 de outubro de 2013
Categoria

Outubro Rosa – Exames preventivos

A fim de alertar as londrinenses sobre a importância da realização dos exames clínicos das mamas e do preventivo, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando os trabalhos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa faz parte das atividades do “Outubro Rosa”, que celebra este mês a luta mundial em prol da prevenção do câncer de colo do útero e de mama.

Outubro Rosa: Enfermagem da UniFil participa da campanha

A enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher, Lilian de Fátima Nellessen, explicou que para melhor atender as mulheres, as unidades de saúde estão remanejando os horários de atendimento para que seja possível abrir mais horários no agendamento dos exames clínicos.

“A Secretaria de Saúde está intensificando os trabalhos para que possamos abrir mais horários nas agendas para a realização do preventivo e de mamografias. Hoje, as pacientes já conseguem agendar a mamografia para o mesmo dia ou para o dia seguinte. O agendamento desse exame depende mais da disponibilidade da agenda pessoal da mulher. Além disso, é importante que as mulheres façam os exames periodicamente, porque no caso do câncer de colo de útero as mulheres podem prevenir o aparecimento da doença, porque ele aparece com pequenas lesões. Já com o câncer de mama não acontece o mesmo, porque não há um exame preventivo, só existe a detecção precoce da doença. E quanto antes elas forem tratadas, mais chances há de cura”, disse Lilian.

Agendamento

Para agendar um horário para os exames clínicos é preciso comparecer pessoalmente até a unidade de saúde mais próxima de sua residência. é possível agendar horário para terceiros. O pedido para mamografia é feito para as mulheres acima de 40 anos e quando há casos de câncer na família é prudencial realizá-lo a partir dos 35 anos.

O resultado do exame preventivo leva, em média, 25 dias para ficar pronto devido à alta demanda em outubro. Já a mamografia fica pronta em uma semana. Em um mês, as pacientes têm em mãos o resultado da mamografia e do preventivo de câncer de colo de útero.

Além da disponibilidade de mais horários para a realização dos exames clínicos, a Secretaria de Saúde realizará palestras e rodas de conversas com os participantes dos grupos de trabalho das comunidades, onde os profissionais da saúde orientarão os cidadãos sobre as doenças.

O Câncer de Mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.