Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Oficina de criação de histórias em quadrinhos é atração na Biblioteca Infantil

Oficina de criação de histórias em quadrinhos é atração na Biblioteca Infantil

segunda, 22 de janeiro de 2024

A ação é indicada para crianças de 8 a 12 anos de idade; participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (43) 3371-6603

Na próxima semana, nos dias 22, 24 e 26 de janeiro, a Biblioteca Infantil de Londrina realizará uma oficina de “Criação e Produção de Histórias em Quadrinhos”, que será ministrada pelo professor Eloyr Pacheco. A participação é gratuita, tendo como público-alvo crianças de 8 a 12 anos de idade, mas crianças menores também podem comparecer.

A Biblioteca Infantil fica no prédio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), na Praça 1° de maio, 110, ao lado da Concha Acústica. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (43) 3371-6603.

Segundo a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Araújo, a iniciativa da programação de férias na biblioteca foi pensada para contemplar a diversidade e estimular a imaginação, promovendo a interação com o público. “As atividades também trabalham o desenvolvimento cognitivo, motor e social, ou seja, buscam promover a formação integral dos leitores”, frisou.

Os materiais para a produção do trabalho durante os encontros da oficina, como papel sulfite, lápis preto, lápis colorido e outros, devem ser levados pelos participantes. A ação faz parte da programação “Férias na Biblioteca”, iniciativa realizada pela Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura.

De acordo com o professor Eloyr Pacheco, que trabalha com esse tipo de atividade há mais de 30 anos, a oficina tem como intuito apresentar um panorama dos elementos que envolvem uma HQ, o que engloba personagem, roteiro e narrativa sequencial. “Este é um trabalho bem gratificante para mim, por ver novas gerações e tecnologias surgindo, e acompanhar essa evolução para se manter atualizado é muito importante. Como já faço isso há bastante tempo, posso passar a experiência que possuo e isso me deixa muito feliz, já que há uma trajetória a ser mostrada sobre o meu trabalho, tanto de produção quanto de edição. O envolvimento das crianças e adolescentes é muito legal, sendo que eles trazem olhares diferentes sobre esse formato de produção”, disse.

Pacheco contou que procura levar para as oficinas, além da parte digital de criação, páginas originais de revistas para mostrar as técnicas utilizadas manualmente. “Gosto de mostrar as técnicas de HQ que eram utilizadas antes dessa modernização para o digital, sendo algo importante para contextualizar como foi essa evolução e como as artes foram se transformando e se adaptando ao longo do tempo. Hoje quase tudo é feito pelo computador, mas apresentar as páginas antigas amplia o entendimento e o olhar sobre o processo criativo. Me deixa contente ver eles se interessando por esses materiais e querendo saber mais deste universo”, destacou.

A programação “Férias na Biblioteca” teve início na última terça-feira (16) e prossegue com encontros na Biblioteca Infantil até o dia 26 de janeiro. Até o momento, foram realizadas três atividades, entre contações de história e oficinas criativas.

 Sobre o Ministrante – Eloyr Pacheco participa do movimento Cultural de Londrina desde o começo da década de 1980. Trabalhou em jornais, emissoras de rádio e televisão, e possui diversos títulos publicados, entre eles o “Planeta dos Macacos Jornada nas Estrelas – Dívida de Honra”; Will Eisner’s Spirit Magazine e Revista Senninha. Deu aulas de Produção de Histórias em Quadrinhos em diversos locais.

Fonte: N.Com