Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

O Espanhol tem a deliciosa paella para o Dia dos Pais

quinta, 09 de agosto de 2018

O seu pai merece esse sabor! Antecipe a sua encomenda!

O Dia dos Pais já está chegando e com ele aquela vontade de proporcionar algo especial. Que tal encomendar uma paella do Restaurante O Espanhol para comemorar essa data? O Dia dos Pais merece esse sabor!

Antecipe a sua encomenda ligando no (43) 3337-4060!

Encomende a paella para comemorar o Dia dos Pais

Sobre a origem da paella

A terra natal deste prato é a região de Valência, na costa leste da Espanha. Ele surgiu como um alimento dos camponeses, nos séculos XV e XVI, quando saíam para o trabalho rural, levando arroz, óleo de oliva e sal, além do recipiente para cozinhar: uma panela redonda com alças, ampla e rasa chamada de “Paella”. Esse formato facilitava o mexido do arroz e seus componentes durante o preparo, proporcionando um cozimento por igual.

Como a origem desta verdadeira delícia está fortemente relacionada ao campo, incorporavam à receita do prato os ingredientes que encontravam neste lugar, tais como, carne de caça, sobretudo de lebre e de pato, legumes da estação e açafrão (nobre especiaria) retirada das flores, dando o colorido amarelado ao arroz.

Passado algum tempo, a Paella difundiu-se e alcançou o litoral. Aí acrescentou-se os frutos do mar: camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, lagostins e polvo, tornando-o um prato misto (terra e mar).

A origem da palavra Paella vem do latim “Patella”, bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra. Dizem também os historiadores que a palavra “Paella” surgiu quando os trabalhadores rurais voltavam para seus lares nos finais de semana e em homenagem às suas esposas preparavam essa deliciosa iguaria “Para Ellas” dando origem ao nome.

A Paella é um prato festivo que os Espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana.

Seja qual for a sua origem, ela é uma delícia e foi aperfeiçoada em terras brasileiras.

Redação Londrinatur, com informações de santoamaroonline.com.br.