Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Núcleo Ás de Paus apresenta espetáculo Donantônia neste sábado (18)

Núcleo Ás de Paus apresenta espetáculo Donantônia neste sábado (18)

quinta, 16 de junho de 2016
Categoria: noticia

Este é o terceiro espetáculo do grupo, e é desenvolvido desde 2014; mais duas apresentações estão programadas para este mês

O Núcleo ás de Paus apresenta espetáculo “Donantônia” nos dias 18, 25 e 26 de Junho, na Casa de Cultura da UEL – DAC (Avenida Celso Garcia Cid, 205), às 19 horas. No dia 25 de junho, após o espetáculo, haverá um bate-papo com os integrantes da companhia.

“Donantônia” é o terceiro espetáculo do Núcleo ás de Paus, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, após a criação de “A Pereira da Tia Miséria” (2010) e “Singra” (2013).

Antônia é uma senhora que adora receber visitas e, entre uma conversa e outra, um pedaço de bolo e uma xícara de café, revive lembranças de um passado distante, revelando velhos conflitos que se tornam presentes diante do público. Aquele que ingressa na casa de Antônia é também convidado a se lembrar dos tempos idos, das escolhas que formam a trama e o significado desta jornada que chamamos de vida.

A pesquisa que envolve a presente montagem possui como foco, além dos elementos de prolongamento do ator, como bastões, máscaras e pernas-de-pau, investigações concernentes à construção e direção coletiva de uma obra teatral.

Para a construção da dramaturgia, a companhia convidou a escritora paulista Yara Camillo, que elaborou o texto em consonância com o desenvolvimento do trabalho. A direção musical é de Thunay Tartari, integrante do ás de Paus, que concebeu canções originais para o espetáculo.

O espetáculo estreou em maio e, desde então, está em circulação pela cidade. Este espetáculo conta o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC.

Fonte: Divulgação

Mais detalhes:

?DONANTÔNIA? Um café...uma pausa...um pensamento...um descanso para a alma. Dona Antônia vive a esperar visitas. Aquele que aceita o convite para um café e uma prosa com Antônia acaba descobrindo um mundaréu de lembranças que se espalham pelos cantos e vãos da casa desta anciã. As lembranças, companheiras da solidão de Antônia, abraçam-na e, em forma de acalanto, trazem à memória da senhora o despertar de seu passado-mais-que-presente. Ainda há tempo para mais um café? Ainda há tempo para um encontro inesperado. FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO DONANTÔNIA Direção e produção: Núcleo Ás de Paus Dramaturgia: Yara Camillo e Núcleo Ás de Paus Criação e Direção musical: Thunay Tartari Elenco: Adalberto Pereira, André Demarchi, Artur Junges, Camila Feoli, Rebeca Oliveira de Carvalho, Rogério Francisco Costa e Thunay Tartari Iluminação: Rogério Francisco Costa e Altair de Souza (Borracha) Cenografia: Rogério Francisco Costa Marcenaria: Claudiomar Meneguetti Serralheria: Carlos Miguel da Silva Figurino: Núcleo Ás de Paus Costura: Inêz Zeidel Grassi Perucas e máscaras: Daniele Stegmann Design Gráfico: Arthur Duarte