Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina se prepara para realizar a 7ª Conferência Municipal de Turismo em junho

Londrina se prepara para realizar a 7ª Conferência Municipal de Turismo em junho

quarta, 07 de junho de 2023
Categoria

Haverá pré-conferência para aprovação de propostas, no dia 22 de junho, e a Conferência será em 27 de junho; também serão eleitos os membros do Conselho Municipal de Turismo

Mobilizando poderes público e privado, instituições de ensino e representantes do turismo, cultura e outros segmentos, Londrina terá a 7ª edição da Conferência Municipal de Turismo, que será realizada no dia 27 de junho, das 13h às 18h, no Centro Universitário Filadélfia – Unifil. Em 2023, o evento levantará o tema “Destino Turístico Inteligente”, convidando ao debate e troca de informações as diversas áreas partícipes desse processo e impactadas por essa realidade, bem como o público em geral interessado no assunto.

De forma preparatória, para uma abordagem inicial do tema e a aprovação de propostas, haverá a pré-conferência no dia 22 de junho, no mesmo local e horário do evento principal. As inscrições para a Pré e a 7ª Conferência podem ser realizadas antecipadamente por meio de formulário (clique aqui). Basta preencher dados pessoais básicos e informar como pretende participar, entre as condições de observador, convidado, participante ou delegado.

As finalidades deste conjunto passam por diferentes pontos, como propor diretrizes para a Política em Turismo com perspectivas para o período de 2023 a 2026; fortalecer a participação e articulação entre setor público, privado e sociedade civil voltada à promoção do turismo e eventos na cidade de Londrina; e fortalecer a institucionalização da Política de Turismo na cidade de Londrina como indutora de desenvolvimentos econômico, social, humano e sustentável.

Outros objetivos são os de aprimorar e propor mecanismos de articulação e cooperação institucional com a sociedade civil, aprovar o Regimento Interno, além de eleger os representantes titulares e suplentes da sociedade civil que comporão a próxima gestão do Conselho Municipal de Turismo de Londrina (Comtur), com o mandato para o triênio de 2023- 2026.

Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, a 7ª Conferência será um grande momento para refletir e sistematizar as possibilidades do turismo local, com diversas áreas trabalhando unidas para trabalhar as pautas, aprimorar os planejamentos e as políticas públicas a serem desenvolvidas. “Essa é uma oportunidade sempre boa para realizar tudo o que é necessário em termos de debates e aprovação de propostas, escolha de conselheiros e outras formas de alcançar os objetivos destacados para fortalecer o nosso turismo. Era um anseio do prefeito Marcelo Belinati, desde que assumiu, a atualização e o aprimoramento da Política de Turismo, e estamos empenhados nessa construção que vem sendo feita e terá mais uma página importante com a 7ª Conferência. Será uma experiência rica, mobilizando toda a governança da área, para colocarmos em prática formas de alavancar as oportunidades, geração de empregos e o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Dentre as ações da programação da Pré-conferência, no dia 22, estão um balanço da gestão 2021-2023 do Comtur, e debates de propostas em grupos feitas com base em quatro eixos temáticos: Turismo e Cidades Inteligentes; Gastronomia; Turismo de Experiência; e Educação para o Turismo. Também irá ocorrer uma Plenária de apresentação e deliberação sobre as propostas e moções, com orientações sobre a votação, que será feita na Conferência do dia 27 de junho.

Já na 7ª Conferência Municipal de Turismo as propostas previamente discutidas serão apresentadas e votadas, e serão apresentados também os candidatos da sociedade civil que concorrerão às vagas para integrar o Conselho. Depois, haverá a eleição dos representantes e a demonstração do resultado final do pleito e dos novos conselheiros para a gestão 2023-2026.

Toda a comunidade está convidada para o encontro, que visa promover um amplo debate acerca do turismo em Londrina, diagnosticando acertos e falhas e propondo as bases para a elaboração das políticas públicas  municipais do Turismo. Os participantes da Conferência serão distribuídos em três categorias, que são delegados com direito a voz e voto, observadores com direito a voz, e participantes e convidados com direito a voz.

Na atribuição de delegado, poderão participar representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas, e membros de entidades dos seguintes segmentos: hotelaria, gastronomia, agências de viagem, cultura, eventos e negócios, guias de turismo, artes e artesanato, meio ambiente, religioso e turismo rural. Além destes, representantes de entidades de desenvolvimento do setor de turismo; do sistema “S” de Londrina; de organizações civis comunitárias; de organizações civis comunitárias na área de turismo; de sindicatos patronais; e de sindicatos de trabalhadores.

Sobre o tema de 2023, “Destino Turístico Inteligente”, a diretora de Turismo da Codel, Márcia Tanisawa, comentou que o Brasil está adotando a abordagem de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e adaptando-a à realidade nacional. “Essa metodologia é uma tendência global na indústria do turismo, com o objetivo de utilizar a tecnologia e a inovação para melhorar a experiência dos turistas, promover a sustentabilidade e impulsionar o desenvolvimento econômico local. Seis municípios paranaenses estão na lista de classificados na Estratégia Nacional DTI Brasil, divulgada pelo Ministério do Turismo, e Londrina está nesta lista”, destacou.

Tanisawa citou que, para fazer parte dos Destinos Inteligentes, o município precisa se esforçar para resolver problemas divididos em nove pilares: Governança, Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade, Acessibilidade, Promoção e Marketing, Segurança, Mobilidade e Transporte, e Criatividade. “Todos são componentes-chave para o sucesso dos Destinos Turísticos Inteligentes. Ao adotar esses pilares, as cidades brasileiras têm a oportunidade de desenvolver seus destinos de forma mais inteligente, sustentável e atraente para os turistas”, frisou.

Ainda segundo a diretora de Turismo da Codel, a integração da tecnologia e da inovação proporciona uma experiência diferenciada, enquanto a sustentabilidade garante a preservação dos recursos e a promoção do desenvolvimento responsável. “A expectativa é que essa abordagem beneficie tanto a economia local quanto os visitantes, criando um ciclo virtuoso para o turismo”, concluiu.