Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Lerroville recebe festa para celebrar a cultura rural

Lerroville recebe festa para celebrar a cultura rural

Friday, 08 de March de 2019

Evento, que acontece neste sábado (9) e domingo (10), inclui comidas típicas, artesanato, cavalgada, além de apresentações musicais

Resgatando as raízes da população que vive no campo, neste sábado (9) e domingo (10) será realizada a festa “Celebrando a Cultura Rural”. Esta é a segunda edição do projeto, que aconteceu em Irerê no mês de fevereiro, e agora será no distrito de Lerroville. Toda a comunidade londrinense é convidada a comparecer e prestigiar as atrações, que incluem apresentações musicais, barracas com comidas típicas e produtos artesanais, entre outras atividades. A iniciativa conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

De acordo com a integrante da comissão organizadora, Maria Inez Gomes, a festa é uma ação que busca retomar as tradicionais festas distritais, que ocorreram em Londrina por vários anos. E, também, mobilizar a comunidade rural, movimentando a cultura e economia local. “Isso está ocorrendo inclusive com o envolvimento dos moradores na realização do evento. Os produtos comercializados nas barracas são todos produzidos em Lerroville, como as barracas de milho, salgados, caldo de cana, artesanato e outros itens”, apontou.

Lerroville recebe festa para celebrar a cultura rural

A programação começa no sábado (9), às 16 horas, com exposição e feira de produção rural. A agenda do dia inclui ainda um seminário de Agroecologia e Rede Vida, conduzido pelo Núcleo de Agroecologia (Neagro), da Universidade Estadual de Londrina, seguido de apresentação do grupo musical Geração Nativa.

No domingo (10), a festa “Celebrando a Cultura Rural” começa com uma palestra sobre a certificação de produtos orgânicos, promovida pelo Neagro, às 9 horas. No mesmo horário, cavaleiros de Londrina e cidades vizinhas partem para a Cavalgada, que deve percorrer quase 15 quilômetros da região de Lerroville, retornando para o almoço, que será servido às 12 horas.

Tropeiro há 15 anos, Silvestre Francisco Arcanjo está apoiando o evento na organização da cavalgada. Ele afirmou que a expectativa é que 50 pessoas participem do passeio, caso o tempo colabore. “Na primeira edição do evento, em janeiro, a comunidade acolheu bem os cavaleiros, que eram cerca de 60. Nossa intenção é movimentar a região, não só de Londrina mas também de outros municípios, para que esses cavaleiros reúnam suas famílias, frequentem o comércio local e valorizem os animais, afinal eles precisam de cuidados e dos melhores acessórios. É uma antiga tradição, muitas cidades foram fundadas por tropeiros na nossa região, e retomar esse hábito é voltar também às nossas origens, nossas raízes, sempre respeitando e admirando a natureza”, frisou.

O cardápio do almoço de domingo (9) terá, como prato principal, costela assada. O preço do convite, que inclui guarnições, é de R$15 reais, e pode ser adquirido durante as festividades.

Fechando o último dia de festa, à tarde haverá uma roda de violeiros, e na sequência o público poderá assistir apresentações artísticas. O evento finaliza com performance da Orquestra Londrinense de Viola Caipira, às 19 horas.

Fonte: N.Com