Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Lançamento do primeiro DVD do projeto ?Contos e Causos? lotou o Cine Teatro de Ibiporã Lançamento do primeiro DVD do projeto ?Contos e Causos? lotou o Cine Teatro de Ibiporã

Lançamento do primeiro DVD do projeto ?Contos e Causos? lotou o Cine Teatro de Ibiporã

Monday, 28 de November de 2011
Categoria:

Foi uma bela festa o lançamento do primeiro DVD book do projeto ?Contos e Causos?, que está sendo desenvolvido pela administração municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para homenagear os pioneiros da cidade.

A noite estava agradável e o Cine Teatro Pe. José Zanelli foi preparado com capricho e detalhes para receber os pioneiros e suas famílias para uma agradável noite de nostalgia e boas lembranças. Elas responderam à altura, se sentiram realmente homenageados e lotaram o Cine Teatro para a sessão de cinema com pipoca que fez lembrar os bons tempos de Ibiporã nas décadas de 40, 50 e 60.

Os relatos dos 20 pioneiros que integraram este primeiro CD traziam em riquezas de detalhes a vida de Ibiporã, a luta e o sofrimento das famílias que colonizaram Ibiporã nas primeiras décadas. Não teve quem não se emocionasse com algumas histórias ? uma delas a de um acidente entre um trem da RFFSA e um ônibus da Viação Garcia, na Estrada dos Pioneiros, que vitimou nove ibiporaenses, conforme relatou Orlando Ferreira, um dos homenageados, que perdeu o pai na ocasião.

Sobre o projeto “Contos e Causos”

 Este foi o primeiro DVD book de um total de dez que serão produzidos até o final de 2012, conforme antecipou Julio Dutra, idealizador do projeto. No total, serão entrevistadas mais de 200 pessoas. O projeto está resgatando, por meio de entrevistas com pioneiros e pessoas que vivenciaram a história do município, os 64 anos de Ibiporã. A coordenadora do projeto é a jornalista Ana Maria Alcântara, que está trabalhando intensamente para buscar cumprir a agenda de produção.

A execução do ?Contos e Causos? foi viabilizada com a vinda de equipamentos da SETI (Secretaria de Estado da  Ciência e Tecnologia),  do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Governo Municipal de Ibiporã: são filmadoras, equipamentos audiovisuais e ilha de edição. Com essa estrutura, o Município está podendo dar continuidade a esse trabalho de relatar e produzir materiais de pesquisa e resgate da memória.

Fonte: N.Com. Prefeitura de Ibiporã