Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Klaviertrio abre programação da série Palcos Musicais Klaviertrio abre programação da série Palcos Musicais Klaviertrio abre programação da série Palcos Musicais

Klaviertrio abre programação da série Palcos Musicais

quarta, 23 de maio de 2018
Categoria:

Apresentação reúne três músicos expoentes: Cristian Budu (piano), Nikolau Ratchev (violino) e Jonathan Weigle (violoncelo)


Um concerto de música de câmara de alta qualidade abre a programação da Série Palcos Musicais 2018 com Klaviertrio, formado por jovens talentosos musicos.

O trio reune o aclamado pianista brasileiro Cristian Budu, o violinista Nikolau Ratchev e o violoncelista alemão Jonathan Weigle. Esta será a primeira vez que o Trio se apresentará em Londrina.

A apresentação está marcada para o dia 28 de maio no Teatro Crystal Palace, às 20h30. Os ingressos custam R$20,00 e R$10,00 (meia entrada).

No programa, obras de três compositores consagrados: Beethoven (Sonata para violino e piano, op. 96, n.10, G Dur), Brahms (Sonata para Violoncelo e piano, op.38, n.1 in, e moll) e Dvorak (Piano Trio, op.90, n. 4 “Dumky”, e moll).

O recital trará duas obras para duos e uma em trio, tendo o piano como elemento em comum de todo o recital. Na primeira parte, a “Sonata para violino e piano, op. 96, n.10, G Dur”, de Ludwig Van Beethoven, e a “Sonata para Violoncelo e piano, op.38, n.1 in, e moll”, de Johannes Brahms.São obras que exigem dos musicistas muita precisão e virtuosismo. A “Sonata n.10..”, de Beethoven, foi escrita em 1812 e dedicada ao Arqueduque Rudolph, da Áustria, que estreou a peça com o violinista Pierre Rode. Beethoven pensou no estilo de Rode para compor o movimento final. É uma peça bela e calma. A “Sonata para Violoncelo e piano, op.38, n.1 in, e moll”, de Brahms, foi escrita entre 1862 e 1865. Brahms criou uma música em que qual o piano não aparece como acompanhante do violoncelo, mas assume voz igualmente protagonista. A obra foi dedicada a obra a Johann Sebastian Bach e o tema principal do primeiro movimento é baseado em dois contrapontos de “A Arte da Fuga”. A segunda parte do recital traz o “Trio para piano op.90, n. 4 em mi maior”, conhecido por “Dumky”, que significa em linguagem eslava uma balada épica. Foi composta em 1891 e tornou-se uma das músicas mais tocadas de Dvorák e quase uma exigência para trios com piano.

A Série Palcos Musicais é uma iniciativa criada em Londrina há seis anos com o objetivo de promover a música de câmara e ampliar o acesso à música erudita e instrumental, conquistando novos públicos. A Série Palcos Musicais 2018 é organizada pela Apolônia Prod. Culturais, e tem o patrocínio da Unimed, BRDE e John Deere através da Lei Rouanet. Conta com o apoio da CBN, Rádio UEL FM e Livraria da Silvia. A coordenação artística é da pianista e produtora Irina Ratcheva.

Fonte: Divulgação

Mais detalhes:

 

Bilheteria

Online, disponíveis pelo site: www.sympla.com.br

Hotel Crystal Palace/ Café Royal Londrino .(43) 3027 1050, das 09h às 21h

Livraria da Silvia – R. Goiás, 1774 no Juntus Coworking . (43) 3028 – 2888