Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Klaviertrio abre programação da série Palcos Musicais

Klaviertrio abre programação da série Palcos Musicais

quarta, 23 de maio de 2018
Categoria

Apresentação reúne três músicos expoentes: Cristian Budu (piano), Nikolau Ratchev (violino) e Jonathan Weigle (violoncelo)


Um concerto de música de câmara de alta qualidade abre a programação da Série Palcos Musicais 2018 com Klaviertrio, formado por jovens talentosos musicos.

O trio reune o aclamado pianista brasileiro Cristian Budu, o violinista Nikolau Ratchev e o violoncelista alemão Jonathan Weigle. Esta será a primeira vez que o Trio se apresentará em Londrina.

A apresentação está marcada para o dia 28 de maio no Teatro Crystal Palace, às 20h30. Os ingressos custam R$20,00 e R$10,00 (meia entrada).

No programa, obras de três compositores consagrados: Beethoven (Sonata para violino e piano, op. 96, n.10, G Dur), Brahms (Sonata para Violoncelo e piano, op.38, n.1 in, e moll) e Dvorak (Piano Trio, op.90, n. 4 “Dumky”, e moll).

O recital trará duas obras para duos e uma em trio, tendo o piano como elemento em comum de todo o recital. Na primeira parte, a “Sonata para violino e piano, op. 96, n.10, G Dur”, de Ludwig Van Beethoven, e a “Sonata para Violoncelo e piano, op.38, n.1 in, e moll”, de Johannes Brahms.São obras que exigem dos musicistas muita precisão e virtuosismo. A “Sonata n.10..”, de Beethoven, foi escrita em 1812 e dedicada ao Arqueduque Rudolph, da Áustria, que estreou a peça com o violinista Pierre Rode. Beethoven pensou no estilo de Rode para compor o movimento final. É uma peça bela e calma. A “Sonata para Violoncelo e piano, op.38, n.1 in, e moll”, de Brahms, foi escrita entre 1862 e 1865. Brahms criou uma música em que qual o piano não aparece como acompanhante do violoncelo, mas assume voz igualmente protagonista. A obra foi dedicada a obra a Johann Sebastian Bach e o tema principal do primeiro movimento é baseado em dois contrapontos de “A Arte da Fuga”. A segunda parte do recital traz o “Trio para piano op.90, n. 4 em mi maior”, conhecido por “Dumky”, que significa em linguagem eslava uma balada épica. Foi composta em 1891 e tornou-se uma das músicas mais tocadas de Dvorák e quase uma exigência para trios com piano.

A Série Palcos Musicais é uma iniciativa criada em Londrina há seis anos com o objetivo de promover a música de câmara e ampliar o acesso à música erudita e instrumental, conquistando novos públicos. A Série Palcos Musicais 2018 é organizada pela Apolônia Prod. Culturais, e tem o patrocínio da Unimed, BRDE e John Deere através da Lei Rouanet. Conta com o apoio da CBN, Rádio UEL FM e Livraria da Silvia. A coordenação artística é da pianista e produtora Irina Ratcheva.

Fonte: Divulgação

Mais detalhes:

 

Bilheteria

Online, disponíveis pelo site: www.sympla.com.br

Hotel Crystal Palace/ Café Royal Londrino .(43) 3027 1050, das 09h às 21h

Livraria da Silvia – R. Goiás, 1774 no Juntus Coworking . (43) 3028 – 2888