Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi comemora 20 anos

Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi comemora 20 anos

segunda, 29 de maio de 2017
Categoria

Trio Itália será atração musical do jantar italiano

Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi comemora 20 anos - LondrinaTur

O Trio Itália será a atração musical do jantar italiano em comemoração aos 20 anos da Associação Cultural Italiana de Londrina – I Bravissimi, agora sob a gestão de Sergio Sabioni. O evento será realizado no dia 1º de junho, às 20 horas, no Crystal Palace Hotel, em Londrina. Na ocasião, também haverá o lançamento da programação cultural comemorativa aos 20 anos, que inclui recital de ópera e exposição de fotos de pioneiros italianos de Londrina e região. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 100,00 e R$ 75,00 (para associados).

Com repertório que contempla músicas de filmes italianos, com destaque para composições de Ennio Morricone e Nino Rota, o Trio Itália também irá apresentar músicas tradicionais italianas a pedido dos associados. O grupo é composto por Tania Vaz (piano), Tiago Chad (voz/tenor) e Luciano Lopes (violino).

Com formação recente, o Trio Itália surgiu por iniciativa da pianista Tania Vaz, que também atua como arranjadora. Pós-graduada em música pela Universidade Federal de Goiás, ainda ministra cursos de musicalização infantil, técnica vocal e regência coral. Desde a década de 1990 é integrante do Grupo Intermezzo, com participação em shows e eventos.

Luciano Lopes é violinista e maestro. Já se apresentou com diversas orquestras, como a Sinfônica de Sorocaba e a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo. Teve aulas de regência com Kurt Ma Sur (Maestro titular da Filarmônica de Nova York/USA e Orquestra Nacional da França) e Lazlo Marosy (Maestro da Banda Central do exército da Hungria). Como violinista profissional, desenvolve o projeto Harmony Group, e dá aulas no Conservatório Musical de Londrina.

O tenor Tiago Chad desde muito cedo começou a se interessar pelo canto. Foi convidado a participar do Grupo Chorus, e tem como preparadora vocal Miriam Hosokawa. Atualmente também ocupa o cargo de tenor no Harmony Group.

“A música, a arte, a culinária, a cultura e a história italianas sempre estiveram como principais objetivos de todos os eventos levados ao público durante estes 20 anos”, afirma Sabioni, atual presidente.  “É uma miscelânea que muito nos caracteriza. Temos interesse, de forma apaixonada, por um pouco de tudo que vem do ‘Bel Paese’”, acrescenta.

Sobre a programação comemorativa aos 20 anos, a diretora cultural Hylea Ferraz destaca os eventos que poderão ser realizados em parceria com as cidades do norte do Paraná. “Pretendemos também até o final do ano realizar uma mostra fotográfica itinerante com 20 pioneiros italianos e posteriormente lançar um livro de fotos inéditas guardadas pelas famílias. Dessa forma, poderemos conhecer um pouco mais sobre a história de personagens dessa cultura que tanto contribuiu ao nosso país”, observa.

Fonte: Divulgação