Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Grafatório oferece curso gratuito de edição e design

Grafatório oferece curso gratuito de edição e design

quarta, 15 de fevereiro de 2023
Categoria


Objetivo é capacitar interessados a publicarem por conta própria; seleção de inscritos inclui critérios socioeconômicos e será feita até dia 2 de março

A Vila Cultural Grafatório está com inscrições abertas para a formação “Publique Você Mesmo – Curso Introdutório de Edição & Design de Publicações Independentes”. Interessados em participar do curso, que será inteiramente gratuito, terão até o dia 2 de março de 2023 para preencher o formulário de inscrição, disponível neste link. As aulas serão ministradas por Pablo Blanco e Felipe Melhado, membros do coletivo Grafatório, entre os dias 18 de março e 15 de abril, aos sábados, das 14h às 18h. O endereço da Vila Cultural é Rua Mossoró, 483, Centro.

Para se inscrever, basta ser morador de Londrina e ter mais de 16 anos. Para essa primeira experiência, o Grafatório disponibilizou apenas 20 vagas e os inscritos passarão por uma seleção prévia, realizada de forma objetiva, com uma classificação organizada em um sistema de pontos. Os critérios aplicados serão: currículo/portfólio; possuir uma ideia para um projeto editorial; ser morador de uma das regiões periféricas de Londrina; condição socioeconômica; pertencer a um grupo minoritário, como LGBTQIA+, negros, indígenas e outros. Os critérios de pontuação dizem respeito apenas para a classificação e não são requisitos para a efetivação das inscrições.

O curso Publique Você Mesmo é uma realização do Grafatório, e conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), integrando também o Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura.

Para o coordenador do Programa Fábrica, Valdir Grandini, ter o Grafatório entre os projetos integrantes da rede de oficinas do Fábrica comprova a qualidade dos serviços oferecidos gratuitamente à população londrinense. “Desde 2017, quando a Grafatório Edições passou a funcionar como um selo de publicações independentes, esses profissionais têm sido elogiados em todo o território nacional, tendo publicado livros de autores como Paulo Leminski, Arrigo Barnabé, Tomma Wember, Ademir Assunção e Jotabê Medeiros. E, é este pessoal que estará compartilhando todo o seu conhecimento e experiência neste curso. Então, estamos orgulhosos e torcendo pelo sucesso deste projeto”, disse o coordenador.

De acordo com o editor e integrante do Grafatório, Felipe Melhado, o curso será voltado àqueles que estejam interessados em realizar publicações, como livros, fanzines, quadrinhos e outras, de forma autônoma. Ou, até mesmo, desejam iniciar suas próprias microeditoras. “De uma forma geral, o curso nasceu da vontade de compartilhar as experiências que tivemos ao longo dos 5 anos desde que o Grafatório criou um selo de publicação independente e que passamos a integrar o mundo editorial, com as artes gráficas, publicações e editoras, por exemplo. A partir disso, percebemos o quanto era necessário ter uma iniciativa aqui em Londrina que contemplasse as atividades editoriais e desburocratiza-se essa área, dando a oportunidade do número de publicadores e editores londrinenses se multiplicar, por meio de um curso de formação que coloque qualquer pessoa em contato com alguns dos principais aspectos da atividade editorial, falando sobre seleção e organização de originais, passando por exercícios de edição de texto, até o design, a produção gráfica e a distribuição”, contou.

Todo o curso será realizado na Vila Cultural Grafatório e, como destacou Melhado, os alunos selecionados poderão optar por receber uma bolsa-transporte para custear os deslocamentos até o local. “Estamos bastante animados com este curso e esperamos que esta seja uma oportunidade para que pessoas que já estão envolvidas com o mundo editorial ou que querem se envolver com essa área, participem dessa formação”, contou.

Dentre o conteúdo da formação, o editor citou a abordagem teórica e conceitual, atividades práticas e aspectos burocráticos, como registrar uma publicação na Biblioteca Nacional ou, ainda, como fazer um financiamento via edital, por exemplo. “Iremos abordar também como funciona um crowdfunding; qual é a gráfica mais barata e muitas outras informações. Nosso objetivo é oferecer um curso bastante proveitoso e que dê uma agitada no mercado editorial e independente de Londrina”, finalizou.

Para mais informações a respeito do curso, os interessados podem enviar um e-mail para [email protected].

Fonte: N.Com