Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Fotógrafo londrinense Gabriel Melhado realiza exposição no Grafatório

Fotógrafo londrinense Gabriel Melhado realiza exposição no Grafatório

quarta, 26 de abril de 2023
Categoria

Nesta sexta-feira (28), das 18h às 22h na Vila Cultural Grafatório (Rua Mossoró, 483), acontece a abertura da exposição Camaradas, do fotógrafo londrinense Gabriel Melhado. É gratuita a entrada para o evento, que contará ainda com discotecagem da DJ Nate Mônaco e Bar About aberto servindo bebidas.

A mostra Camaradas reúne 29 fotografias que Melhado realizou em Nova Iorque, enquanto estudava Prática Documental e Jornalismo Visual no International Center of Photography. As imagens documentais, registradas de janeiro a junho de 2022, retratam a reocupação das ruas da metrópole por alguns grupos revolucionários no período pós-pandemia. Durante estes meses, Melhado fotografou a ação de partidos como o Party for Socialism and Liberation, Left Voice, International Marxist Tendency e o Revolutionary Communist Party, além de organizações que apoiam a causa palestina, como o Within Our Lifetime e o Neturei Karta.

Além da série de fotos, a exposição também reúne cartazes, flyers, pôsteres, revistas, jornais, buttons e adesivos – materiais originais que circularam nas manifestações e atividades políticas que Melhado documentou. A característica gráfica destes trabalhos cria um diálogo com o espaço do Grafatório, um ateliê de produção volta para esta linguagem. Exclusivamente para a exposição, foram produzidos cartazes offset e serigráficos no próprio ateliê da Vila Cultural. Também como parte da exposição, os visitantes poderão experimentar imprimir em uma pequena prensa tipográfica, reproduzindo um pequeno texto preparado para isso.

Durante a mostra, estarão à venda alguns materiais como impressões das fotos em fine art, os cartazes offset e serigráficos produzidos no Grafatório, além de cartazes em impressão digital e cartões postais.

A exposição fica em cartaz até o dia 13 de maio, e o Grafatório abre de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

Camaradas tem expografia de Alana Gentil, Thaís Beckert e do próprio Gabriel Melhado. A identidade visual é assinada por Thaís Beckert. As impressões das fotografias, em fine art, são de Eduardo Haguio (Ars Plana Graphica). As impressões em serigrafia e offset são de Edson Vieira, e a iluminação da exposição é de Borracha Souza. Apoio: Grafatório.

A Vila Cultural Grafatório conta com o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Fonte: Divulgação