Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
GM interdita festas, partidas de futebol e estabelecimentos que desrespeitaram decretos da pandemia

GM interdita festas, partidas de futebol e estabelecimentos que desrespeitaram decretos da pandemia

segunda, 01 de fevereiro de 2021
Categoria: noticia

Defesa Social divulga novo balanço do serviço de fiscalização da pandemia, referente ao último final de semana; termos de constatação e multas somaram 27 registros

A Secretaria Municipal de Defesa Social informa o balanço da fiscalização e combate à pandemia realizado pela Guarda Municipal de Londrina. Nos dias 29 a 31 de janeiro, a central da GM recebeu 97 denúncias por telefone ou WhatsApp. Os termos de constatação e multas somaram 27 registros; e foram sete interdições de festas, eventos e estabelecimentos.

Principais ocorrências – Na noite da última sexta-feira (19), foi deflagrada mais uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), que contou com a participação da Guarda Municipal, Polícia Militar, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar. A fiscalização percorreu 11 locais, e resultou em lavratura de sete autos de notificação para adequações às normas dos decretos, cinco autos de infração e três autos de interdição. Destes últimos, foram dois autos para bares e um para uma chácara na região norte, mediante constatação de um baile funk com cerca de 200 pessoas presentes. Os organizadores e o proprietário do imóvel foram autuados e encaminhados para a delegacia de plantão.

Ainda na noite de sexta-feira (29) e decorrer da madrugada de sábado (30), após denúncias, a GM flagrou quatro estabelecimentos com aglomeração de pessoas ou funcionando fora do horário estipulado pelo decreto municipal nº 1.352/2020. Foram registrados quatro autos de infração e quatro autos de interdição com duração de sete dias.

Na tarde de sábado (30), a Guarda Municipal atendeu denúncia informando que uma construtora estaria funcionando fora do horário permitido. A equipe foi até o local, confirmou a informação e lavrou termo de constatação pelo descumprimento.

No mesmo dia, as equipes da GM averiguaram uma denúncia de partida de futebol, organizada em uma chácara na região sul da cidade. No local, 20 pessoas foram flagradas no campo esportivo e foi lavrado termo de constatação em nome do responsável.

Também na tarde de sábado (30), a Guarda foi acionada para verificar uma denúncia de baile funk ocorrendo na região oeste da cidade, e que foi confirmada. Cerca de 50 pessoas foram flagradas na aglomeração e algumas consumindo narguilé, que está proibido por decreto. As equipes lavraram termo de constatação em nome do responsável.

A GM foi acionada por volta das 23h30 por meio de denúncia de pessoas consumindo bebida alcoólica na rua Quintino Bocaíuva, região central. No endereço, os guardas constataram o fato e autuaram duas pessoas pelo descumprimento da lei seca municipal. Elas também foram orientadas quanto ao toque de recolher e seguiram para suas residências.

Durante a tarde de domingo a Guarda Municipal interditou quatro festas por irregularidades. Foram lavrados termos de constatação em nome dos responsáveis. No início da noite, as equipes foram verificar denúncia de festa em um espaço para eventos localizado na zona oeste. No local, cerca de 180 pessoas foram flagradas em desacordo com o decreto municipal. Foram lavrados autos de infração em nome dos organizadores e do proprietário do local, e feita a interdição do espaço.

Balanço do mês – Em todo o mês de janeiro, a Guarda Municipal recebeu 471 denúncias, sendo que 369 foram atendidas pelas equipes da instituição e 102 encaminhadas para outros órgãos fiscalizadores. Dentre as denúncias atendidas pela GM, em 181 casos houve constatação de irregularidades, resultando em 101 termos de constatação ou multas, 59 orientações no local, 19 interdições e dois encaminhamentos para delegacia. Em 188 casos, a denúncia não se confirmou, sendo classificadas como improcedentes.

Serviço – Os órgãos fiscalizadores da Prefeitura de Londrina seguem acompanhando o cumprimento das normas estabelecidas pelos decretos vigentes. Em caso de irregularidades, a população pode ligar para a central 153, com ligação gratuita e que funciona 24 horas por dia, todos os dias. Outro canal para envio das denúncias, contendo informações detalhadas, é o WhatsApp (43) 9 9995-0272. O telefone celular disponibilizado não atende chamadas.

N.com