Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Fundação de Esportes reserva espaço para torcida autista no Estádio do Café

Fundação de Esportes reserva espaço para torcida autista no Estádio do Café

sexta, 06 de janeiro de 2023
Categoria


O espaço preferencial vai destinar 20 cadeiras para pessoas com autismo e seus familiares aproveitarem os jogos no Estádio do Café

A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) irá lançar, nesta sexta-feira (6), novo espaço preferencial no Estádio do Café destinado às pessoas com autismo e suas famílias. O anúncio oficial será feito às 16h pelo presidente da FEL, Marcelo Oguido, no próprio Estádio do Café, localizado na Avenida Henrique Mansano, 889.

A iniciativa partiu de um pedido feito pelo fundador do Movimento de Inclusão Torcida Tubautistas, Matheus Dantas, que estará presente no lançamento acompanhado de outros integrantes do grupo. Atendendo essa solicitação, a FEL vai disponibilizar 20 assentos no setor de cadeiras cativas do estádio, na parte superior direita, sinalizadas com um adesivo indicando prioridade a autistas e seus familiares.

Além de ficar em uma área mais tranquila do Café, o espaço selecionado fica próximo às saídas, para melhor as necessidades dos seus ocupantes e seus acompanhantes. O Estádio do Café será o quarto do país a aderir à inclusão para torcida autista. Os outros estádios com área reservada para autistas são o Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba; a Neo Química Arena, em São Paulo; e o Estádio Eládio de Barros Carvalho, em Recife.

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, reforçou a importância de políticas de inclusão serem aplicadas em locais como o Estádio do Café, que acabou de passar por reformas para melhorias da acessibilidade. “Acabamos de terminar uma obra no Estádio do Café visando a inclusão de deficientes físicos, visuais e pessoas em cadeiras de rodas. E seria essencial atender também essa causa tão importante, que é a dos autistas. É importante dar condições e acessibilidade a todos, por isso buscamos oferecer esse espaço o mais rápido possível, para que na estreia do Londrina Esporte Clube em 2023 esteja essa torcida completa”, destacou.

Após ser diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, Matheus Dantas fundou a Torcida Tubautistas para conscientizar a comunidade sobre o autismo junto à sua grande paixão, o Londrina Esporte Clube (LEC). A Tubautistas surgiu buscando a inclusão dos torcedores autistas na torcida do LEC.

Para Dantas, a conquista das cadeiras reservadas é um passo gigantesco na inclusão autista, permitindo que essas pessoas compareçam aos jogos do Londrina para torcer, ao mesmo tempo em que têm suas necessidades reconhecidas e atendidas. “A gente luta tanto por esses espaços e é muito importante termos locais projetados e adaptados para atender pessoas com autismo. O torcedor autista tem o direito de estar dentro do estádio, torcer pelo Tubarão, vibrar e se divertir, são direitos. E termos esse espaço reservado no Estádio do Café é uma grande vitória. É um gol de placa da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes, e do Movimento de Inclusão Torcida Tubautistas”, declarou.

Fonte: N.Com