Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Funcart abre inscrições de turma de teatro para pessoas com mais de 40 anos

Funcart abre inscrições de turma de teatro para pessoas com mais de 40 anos

quarta, 20 de março de 2024

As aulas ocorrem nas quartas-feiras, das 14h30 às 17h, com valor mensal de R$ 90,00; das 30 vagas ofertadas, 15 já foram preenchidas

Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), por meio da Escola Municipal de Teatro, mantém inscrições abertas para uma nova turma de teatro voltada para pessoas maiores de 40 anos. As atividades estão sendo realizadas todas as quartas-feiras, das 14h30 às 17h, no espaço da Funcart, na rua Senador Souza Naves, 2.380, bairro Colonial, ao lado do Lago Igapó I. A matrícula tem custo de R$ 90,00, o mesmo valor das mensalidades.

As aulas iniciaram na primeira semana de março, mas ainda é possível a entrada de novos alunos, sendo uma atividade permanente, sem uma data exata para acabar. Das 30 vagas disponíveis, 15 já foram preenchidas. O curso é direcionado tanto para pessoas que pensem em seguir carreira no teatro quanto para interessados em participar de uma atividade artística como agregador de valores ou lazer. Para realizar as inscrições e obter mais informações, o telefone de contato é (43) 99683-0002.

Sendo um curso com bastante foco em atividades práticas, as aulas abrangem o estudo de técnicas de expressão corporal, improvisação, interpretação, voz, dicção e domínio de palco. Uma das atividades deste ano será a montagem e apresentação de um espetáculo teatral, aberto ao público, previsto para ocorrer no segundo semestre.

Este será o quarto ano com uma turma de teatro da Funcart voltada para pessoas com mais de 40 anos. O coordenador da Escola Municipal de Teatro, Silvio Ribeiro, comenta que a definição de uma faixa etária específica surgiu por demanda dos alunos. “Foi um pedido deles, dizendo que se sentiriam mais à vontade em fazer as aulas de teatro com pessoas da mesma idade”, citou. Mesmo durante a pandemia as aulas do curso não pararam, seguindo com atividades remotas. Além de conversas, palestras e reuniões, foram desenvolvidas dinâmicas onde cada participante produzia e filmava individualmente, em sua casa e com equipamento próprio, pequenas apresentações teatrais.

Um dos alunos é o professor universitário de história aposentado Edson Holtz, de 61 anos, no grupo desde que a turma de pessoas com mais de 40 anos começou. Com certa experiência no teatro, tendo feito parte dos coros cênicos “Faz de Canto” e “Chaminé Batom”, nos anos 80, e ainda hoje participando das companhias teatrais “Troupe das Artes” e “Da Cor da Terra”, Holtz conta que após se aposentar pode aproveitar melhor a vida, potencializando seu tempo com mais prazer e criatividade através do teatro. “Todo o processo das aulas, além da convivência com outras pessoas que buscam potencializar a vida em todos os sentidos, transforma as atividades do curso em momentos lúdicos, de criatividade e amizade. É uma espécie de terapia semanal que ninguém quer perder”, destacou ele.

Holtz aponta ainda como a existência de um grupo mais maduro facilita em relação às expectativas do que querem com o teatro. “No teatro, idade e forma física não deve ser limite para ninguém. Essa arte fortalece nossas felicidades em construir algo em grupo e permite que nós exploremos os limites dos nossos corpos, vozes e movimentos. E podemos dizer que somos privilegiados por sermos alunos da Funcart, já que a Escola Municipal de Teatro é uma das melhores do Paraná e do país”, concluiu.

Cultura aos londrinenses – A Funcart e a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), mantém um convênio há mais de 30 anos, permitindo a realização de diversas ações formativas, inclusive com bolsas especificamente voltadas a pessoas de baixa renda ou casos especiais.

A Escola Municipal de Teatro de Londrina, parte integrante da Funcart, foi fundada em 1995 com o objetivo de auxiliar na formação de novos artistas e promover o acesso à cultura na região. Hoje o projeto teatral atende cerca de 150 alunos em modalidades artísticas como teatro regular, teatro infanto-juvenil (Para alunos de 8 a 14 anos), teatro musical e oficina de comédia

Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Fonte: N.Com