Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Última semana do FILO traz variedade de espetáculos

Última semana do FILO traz variedade de espetáculos

quarta, 28 de agosto de 2019

O Festival Internacional de Londrina (FILO), que está celebrando 50 anos, está chegando no final da edição 2019 e para a última semana traz apresentações teatrais de sucesso para os palcos londrinenses, com espetáculos voltados para o público adulto e infantil.

Nesta terça-feira (27), o grupo O Pequeno Teatro do Mundo de Bragança Paulista apresenta “O Menino e os Sortilégios” no Centro Cultural Sesi/AML, na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, às 19h30. Serão três dias consecutivos, terça, quarta (28) e quinta-feira (29).

Ainda na terça-feira, o destaque da noite é a montagem argentina “Quiero Decir te Amo” (“Quero Dizer Te Amo”) de Mariano Tenconi Blanco, um dos expoentes da dramaturgia latino-americana, que irá ocorrer na Divisão de Artes Cênicas, que fica na Casa de Cultura UEL, na avenida Celso Garcia Cid, 205, às 20h.

Foto: Emerson Dias

O grupo Proteu traz o espetáculo “Tango”, na quarta (28) e na quinta-feira (29), às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde, na rua Maranhão, 85. A peça, que é dirigida por William Pereira, mostra um conflito de gerações às avessas, uma família de qualquer tempo, numa casa onde quem se incomoda com a falta de regras e valores é o jovem Arthur. Uma releitura contemporânea e nada convencional de Hamlet – em que o príncipe é substituído por um adolescente conservador que desaprova a promiscuidade dos pais.

A Escola Municipal de Teatro de Londrina irá se apresentar “Noturno” no Cine Teatro Ouro Verde, na tarde de quinta-feira (29). A performance começa às 16h e é gratuita. A montagem retrata uma declaração de amor pelo Cine Teatro Ouro Verde que se transforma em crônica, peça de teatro e “tour” pelas paredes da memória.

Na sexta-feira (30), a Cia Circo Rodado de Curitiba, realiza a apresentação de “Reprises Pareada”, no  Centro Cultural Sesi/AML, na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral. Será às 19h30, com entrada gratuita. A história gira em torno de um trio de palhaços que tem que dar conta das atrações de um circo inteiro. Nessa peça, é desenvolvida uma curiosa pesquisa sobre reprises, gags e as tradicionais entradas circenses populares.

Ainda na sexta, será apresentado o espetáculo “Poéticas de Terra e Céu”, da Cia Um Só de Teatro. A peça tem concepção, direção, texto e atuação de Murilo de Andrade. Nesta montagem, o menino e o homem, representado na figura do ator, se misturam e se confundem na memória de leituras e vivências, reinventando o mundo a partir de um olhar poético que acende a imaginação e faz do passado uma invenção do presente. A apresentação será, às 20h, realizada na Divisão de Artes Cênicas, que fica na Casa de Cultura UEL, na avenida Celso Garcia Cid, 205.

No sábado (31), será exibida a peça “Procure a Menina Com o Sol em Seus Olhos”, da Escola Municipal de Teatro de Londrina, que é uma produção com texto de Francismar Lemes e dirigida por Carol Ribeiro. A história retrata as peripécias de Lucy, uma mulher que está perdendo a memória. Ela acredita que toda sua vida está numa gaveta, onde guarda suas lembranças e onde vivem os personagens folclóricos da cidade. Porém, um dia, as suas lembranças começam a se apagar ainda mais, porque os personagens resolvem fugir e se espalham pela cidade. A performance será aberta ao público e será, às 17h, no Museu Histórico de Londrina, que fica na rua Benjamin Constant, 900.

Para encerrar a programação do FILO, o grupo italiano Potchlat, realizará três apresentações de “Vinte Mil Léguas Submarinas” durante o final de semana. No sábado (31), o grupo se apresenta no Cine Teatro Ouro Verde, às 20h30. No domingo (1), a performance será realizada duas vezes também no Cine Teatro Ouro Verde, uma às 16h e outra às 20h30. A peça é uma montagem multimídia que traz uma releitura das aventuras do capitão Nemo e o seu submarino Náutilus.

Os ingressos para as apresentações do festival tem valor de R$20, a inteira, e de R$10, a meia. Os locais de venda físicos são a Óticas Diniz, em horário comercial, e o Empório Amadeus, de terça a sexta-feira das 12h às 22h, no sábado, das 10 às 20h, e domingo, das 10h às 14h, no Mercadão da Prochet, na avenida Harry Prochet, 305, box 95. Os ingressos podem ser obtidos também pela internet, pelo site diskingressos.

O FILO é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura, pela Copel, pelo Governo do Estado do Paraná e pela Bratac. Além disso, é apoiado pelo Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais das Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM e conta com apoio institucional da Associação Médica de Londrina. A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, também é uma das apoiadoras do FILO 2019. A realização é da Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.