Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Festival Internacional de Londrina – FILO

Festival Internacional de Londrina – FILO

quarta, 14 de agosto de 2019

O Festival Internacional de Londrina (FILO) retoma a sua história e convida Londrina a festejar os 50 anos de vida passados e o primeiro ano do que ainda há de vir. Com o tema “FILO 50 +1”, o Festival de Londrina volta a movimentar a cidade de 15 de agosto a 1 de setembro, com muito teatro, música, debates sobre o fazer cultural e reflexões sobre o próprio futuro.

A abertura do FILO 2019, no dia 15 de agosto, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, fica a cargo da Cia. do Tijolo, de São Paulo, com o espetáculo “A Cabeça Gosta de Pensar, Mas os Passos Tecem a Existência”, um verdadeiro show de texto e poesia com os atores e músicos invocando personalidades marcantes do mundo das artes e das ideias para celebrar a amizade e o encontro. Um pé na terra, outro nas nuvens; um olho na realidade e outro na utopia: a construção coletiva de um ambiente em que seja possível conjugar liberdade e amor com inquietação e inconformismo.

Foto: Alécio Cézar

Durante 18 dias, o evento traz para a cidade de Londrina montagens com temas atuais do Brasil e exterior, como “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin (RN), e espetáculos de vanguarda e com cenário digital como “20 Mil Léguas Submarinas”, com que o grupo italiano Teatro Potlach celebra os 250 anos do livro de Júlio Verne.

Além dos teatros, o FILO levará atrações para praças públicas e espaços alternativos, envolvendo espectadores de todas as idades. O FILO 50+1 abre espaço privilegiado também para a profícua produção teatral londrinense, com espetáculos como “Tango”, que traz de volta ao palco o Grupo Proteu. E mais: pela primeira vez, haverá um fórum de curadores, com profissionais da área teatral convidados para pensar e propor ações para o FILO 2020 e discussões sobre a circulação regional de espetáculos. Nesta edição de 2019, a organização do Festival é realizada por uma comissão que busca ampliar os olhares e democratizar o fazer cultural.

Londrina recebe este ano artistas de outras seis cidades brasileiras e dois espetáculos internacionais, vindos da Itália e da Argentina. A programação integra, ainda, as

Paralelas – uma série de atividades que incluem lançamentos de livros, oficinas, mesas e fóruns. O FILO também vai abrigar mais uma etapa do projeto Nova Dramaturgia

Francesa e Brasileira, que em Londrina terá a leitura dramática e lançamento do livro

“Onde e Quando Nós Morremos” (Où Et Quand Nous Sommes Morts), de Riad Gahmi

(França), com tradução do Grupo Carmin (Brasil) e participação de atores de Londrina.

Ao longo de mais de duas semanas, 28 espetáculos serão levados ao público em apresentações no Teatro Ouro Verde, Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da

 

Universidade Estadual de Londrina, Centro Cultural Sesi/AML, Canto do MARL e também a espaços ao ar livre, como o Zerão e a Praça Nishinomiya. A programação completa está disponível no site www.filo.art.br.

INGRESSOS

Os ingressos para o FILO 2019 podem ser adquiridos pela internet no site

www.diskingressos.com.br e também nos pontos de venda: Óticas Diniz (em horário comercial e também no Catuaí Shopping e Norte Shopping) e Empório Amadeus

(Mercadão da Prochet – Avenida Harry Prochet, 305 – Box 95 – Terça a sexta, das 12h às 22h, sábado, das 10 às 20h, domingo, das 10h às 14h).

Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). O FILO concede os benefícios de meia-entrada estabelecidos por lei e também dá descontos a clientes e empregados das empresas patrocinadoras. Basta apresentar um documento comprobatório. A listagem completa dos benefícios está disponível no site www.filo.art.br.

O FILO 2019 é uma realização da Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e

Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, com patrocínio da

Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac, apoio do

Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La

Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais das Artes Cênicas do Brasil, Editora

Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM e apoio institucional da Associação

Médica de Londrina.

Assessoria de Comunicação FILO

 

Serviço:

Festival Internacional de Londrina – FILO 2019

De 15 de agosto a 1 de setembro

Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac.