Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Feira Black Empreendedorismo promove cultura afro

Feira Black Empreendedorismo promove cultura afro

sexta, 09 de fevereiro de 2024

Evento, que chega à sua 52ª edição, terá a participação de empreendedoras e empreendedores negros; pela primeira vez, ação contará também com uma mostra cultural

Na terça-feira (13), das 14h às 22h, o Coletivo Black Divas e a Coalizão Negra por Direitos realizam a 52ª Feira Black Empreendedorismo, na Avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, 1.117, no Conjunto Cafezal. Junto à feira, será realizada a 1ª Mostra Cultural.

Ambos os eventos têm entrada gratuita e são abertos a toda a comunidade. Também estão disponíveis oportunidades para as empreendedoras e empreendedores negros que desejam participar comercializando e divulgando seus produtos e serviços. Os interessados devem fazer suas inscrições pelo formulário on-line (clique aqui).

Além disso, a programação também inclui a 17ª edição da Classificatória Miss e Mister Beleza Negra. As pessoas negras que desejam participar da competição devem se inscrever até o domingo (11), às 18h, por meio deste formulário. Em ambos os casos, as inscrições para as atividades são gratuitas.

No total, a feira terá 30 estandes de gastronomia e artesanato voltados à cultura afro, incluindo a presença da artesã Zuri, reconhecida internacionalmente.

Já a Mostra Cultural conta com apresentações do grupo Black Power Soul, Pagode da Quebrada, Regi Oliveira, Viviane Romualdo, Escola de Ginástica Olímpica da Associação Esportiva Reverence e Centro de Treinamento de Taekwondo Morumbi. Também participarão os dançarinos Eliezer Rodrigues e Gabriela Alves, e haverá apresentações de danças urbanas como break, hip hop, locking e dance hall.

A presidente do Coletivo Black Divas, Sandra Aguillera, destacou que graças ao patrocínio recebido pelo evento, viabilizado por recursos municipais obtidos através da Lei Paulo Gustavo, foi possível organizar a primeira edição da Mostra Cultural. “O objetivo é levar reconhecimento e ressaltar a presença da comunidade negra na formação cultural, artística e intelectual do povo brasileiro. Os participantes são representatividade viva da nossa cultura negra”, sublinhou.

A programação inclui ainda uma palestra sobre o letramento racial, ministrada pela pedagoga Adilza Carvalho, que contará com Gabriela Alves como intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A palestrante Adilza Carvalho, que também é cantora e coordenadora de ações do Coletivo Black Divas, destacou que o objetivo do evento é promover o envolvimento e conscientização da população. “O projeto tem o objetivo de oferecer diversas ações às comunidades, levando cultura, educação e letramento racial, e trabalhando o empreendedorismo afro”, afirmou.

Realização – As feiras promovidas pelo Coletivo Black Divas são realizadas mensalmente, com apoio de diferentes parceiros, em locais como a Prefeitura, a Praça Nishinomiya (Praça do Aeroporto), a Lanchonete Sabor & Ar, pontos do Conjunto Cafezal e algumas universidades de Londrina. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), oferece apoio ao coletivo desde a sua fundação, há 20 anos, sendo essa a primeira vez que a iniciativa é contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo.

Além da feira realizada na terça-feira (13), há planos para a realização de outros eventos em 20 de março, 23 de julho e 25 de novembro.

Também participam da organização da 52ª Feira Black Empreendedorismo: Alessandra Santos, Agnaldo Júnior, Guilherme Aguillera, Edimara Alves, Manuela Vaz, Edninha Mendes, Gabriela Aguillera, Nicholas Rocha, Luiz Rocha, Rafael Venturini e Vagner Nogueira.

Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Fonte: N.Com