Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dica Chiusoli Pesquisas: Viés de Pesquisa

Dica Chiusoli Pesquisas: Viés de Pesquisa

quarta, 13 de julho de 2011
Categoria: noticia

Supondo que a tirinha acima seja relacionada a uma pesquisa sobre Reciclagem e no questionário utilizado existissem duas perguntas correlacionadas:

1. Você separa seu lixo?

2. Você sabe quais são os materiais recicláveis?

Então, o resultado divulgado na tirinha denota uma incoerência: o número de pessoas que responderam não conhecer os materiais recicláveis é superior ao número de pessoas que responderam que reciclam! Uma vez que estes comportamentos são dependentes (é preciso conhecer quais são os recicláveis para poder reciclar), esses dados não apresentam coerência.

Pode-se inferir que, em muitas situações, a moral acaba por controlar as respostas das pessoas que respondem uma pesquisa (vide figura). As respostas podem ser dadas baseado no que as pessoas acreditam que seja esperado delas, sem de fato acreditar ou fazer o que respondem.

Por exemplo, se uma pesquisa é realizada com o intuito de averiguar a popularidade de um produto e a empresa disponibiliza brindes para as pessoas que respondem a pesquisa, essa atitude pode influenciar as respostas dos pesquisados.

No caso do exemplo da figura, se essa pesquisa fosse realizada em uma vizinhança em que muitas pessoas reciclam, aquele que não o pratique pode se sentir inclinado a responder que também recicla, devido as pressões do ambiente cultural.

Os dados de uma pesquisa não podem ser encarados tão somente como números e gráficos, o comportamento humano é complexo e multideterminado. Para não enviesar a pesquisa é importante conhecer o contexto e facetas envolvidas no campo em que a pesquisa foi desenvolvida, escolhendo as melhores ferramentas e estratégias de observação e coleta de dados.

Acesse o site e confira mais dicas sobre pesquisas de marketing: Chiusoli Pesquisas

Mais detalhes:

Chiusoli Pesquisas Fone: (43) 3324-9767 E-Mail: [email protected] Website: http://www.chiusoli.com.br