Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Desafio das Catedrais integra Circuito de Longa Distância de entidade nacional

Desafio das Catedrais integra Circuito de Longa Distância de entidade nacional

segunda, 04 de fevereiro de 2019

Evento de caminhada que liga Londrina a Maringá, com trajeto de 130 km, agora está credenciado na agenda da Anda Brasil; iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Londrina

O Desafio das Catedrais, evento de caminhada voltado a atletas e esportistas amadores, e que permite fazer o percurso entre as catedrais de Londrina e Maringá, começa a se consolidar no cenário nacional de atividades esportivas dessa natureza. A novidade é que o percurso total da caminhada, de 130 km, agora está integrado ao Circuito de Longa Distância da entidade não governamental Anda Brasil (Confederação Brasileira dos Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social). Sediada no Rio de Janeiro, a instituição tem como objetivo difundir e estimular a prática dos esportes populares, que consistem em modalidades não competitivas, além de fortalecer práticas em prol do turismo no Brasil.

Desafio das Catedrais integra Circuito de Longa Distância de entidade nacional

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Londrina é uma das apoiadoras do Desafio das Catedrais, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O evento teve início em 2014 e chegou na sua 5ª edição em dezembro de 2018, quando participaram 160 pessoas. A idealização e organização da iniciativa é do professor e corretor de seguros Arnaldo Coelho do Amaral.

Com a ideia de ligar os maiores municípios do norte e noroeste do estado em um trajeto a pé, no período de até 24 horas, o desafio é recreativo e dá total liberdade aos participantes para que eles escolham qual tipo de percurso desejam fazer. Dessa forma, existem diferentes opções de caminhos para 30, 60, 90 ou 130 km. São aproximadamente 30 km em trechos urbanos e 100 km em estradas rurais.

A partida ocorre da Catedral de Londrina e o trajeto total da trilha ainda inclui área urbana e rural de cidades como Cambé, Rolândia, Arapongas, Sabáudia, Mandaguari, Marialva e Sarandi, até chegar na Catedral de Maringá. Além do desafio, que ocorre uma vez por ano, o evento também promove edições de caminhadas com o mesmo trajeto, mas com um formato de peregrinação para ser feito durante 4 ou 5 dias, com passeios sem pressa ou espírito competitivo. Nesta modalidade, podem se inscrever grupos de 10 e de 20 pessoas.

Segundo o organizador do Desafio das Catedrais, a adesão do circuito junto à Anda Brasil traz mais visibilidade a essa ação e abre oportunidade para que pessoas de outras localidades busquem conhecer a trilha e essa região do Paraná. A entidade tem alcance nacional e conta com 180 mil pessoas inscritas e 500 circuitos cadastrados em todo o Brasil. “Nunca imaginei, quando fizemos pela primeira vez a caminhada de Londrina até Maringá, que o evento fosse avançar dessa forma, conquistando mais adeptos a cada etapa e criando uma experiência nova que agrega a prática esportiva com o turismo regional. A trilha proporciona um clima de peregrinação onde as pessoas conhecem as paisagens durante o trajeto e a comunidade rural, compartilhando experiências entre si”, afirmou.

Amaral disse que, além de disponibilizar o trajeto de forma mais ampla para caminhantes ativos de todo o Brasil, ainda há a possibilidade de divulgar o circuito no plano internacional por meio do IVV – Internacionaler Volksporter Verbunder, órgão com sede na Alemanha, que regulamenta práticas de esportes populares. Ele informou que a caminhada já está no sistema online do parceiro Ecobooking (www.ecobooking.com.br), e que será possível, em breve, integrar também o Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). “A ideia é popularizar os eventos ao máximo e permitir que esse tipo de atividade seja difundido em nossa região”, completou.

A diretora de Turismo da Codel, Maitê Morgana Uhlmann, destacou que o Desafio das Catedrais valoriza e estimula o turismo regional com um circuito que passa por várias cidades, enriquecendo o rol de eventos dessa natureza. “É fundamental trazer mais visitantes para Londrina e região, bem como para os outros municípios envolvidos. Essa prática coloca o nome da cidade em destaque e vem oportunizando que os participantes façam atividades saudáveis e conheçam melhor áreas urbanas e rurais em um longo trajeto. A Codel incentiva as ações que sejam benéficas ao turismo da cidade”, frisou.

Calendário – Para 2019, o Desafio das Catedrais já conta com eventos agendados. Estão abertas as inscrições para um percurso que será feito de 2 a 6 de março, no período do carnaval. As inscrições podem ser feitas no link bit.ly/2sYToGW . Outras datas já estão marcadas para o dia 5 de maio, 17 de julho, 24 de julho e 13 de novembro. Todos os detalhes sobre trajetos e como funcionam as caminhadas podem ser encontrados no site www.desafiodascatedrais.com.br .

Fonte: N.Com