Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como surgiu Alice

Como surgiu Alice

sexta, 23 de abril de 2010
Categoria: noticia
Publicada em 1865, Alice no País das Maravilhas (título original em inglês: Alice’s Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para “Alice in Wonderland”) é a obra mais conhecida do professor de matemática inglês Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudônimo de Lewis Carroll. 
Um clássico da literatura inglesa, o livro conta a história fantástica vivida por Alice, que após cair numa toca de coelho se transporta para um lugar povoado por criaturas peculiares. Essas criaturas teriam sido inspiradas tanto em amigos quanto em inimigos do autor, que faz ainda alusões a poemas populares infantis ingleses. As referências linguísticas e matemáticas, apresentadas frequentemente por meio de enigmas, contribuíram para tornar a obra popular entre crianças e adultos. A história foi traduzida para mais de 125 línguas e só na língua inglesa teve mais de 100 edições.O livro teve ainda uma continuação, Alice do Outro Lado do Espelho, mais voltada para o público adulto.
A história de Alice foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1903, em filme mudo produzido no Reino Unido. Já em 1951, a Disney lançou a animação ?Alice no País das Maravilhas?, uma das versões mais conhecidas mundialmente. Em 2010, o diretor Tim Burton lança sua versão de Alice, na qual o personagem está com 17 anos e volta ao País das Maravilhas 10 anos após a história original.
Em Londrina, o filme está em cartaz no Cine Multiplex Catuaí. Confira as salas e horários de exibição clicando aqui.
A história de Alice também inspira a moda, clique aqui e saiba mais.
*Ilustração original de John Tenniel