Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Clube da Leitura recebe inscrições de professores para nova edição

Clube da Leitura recebe inscrições de professores para nova edição

quinta, 16 de março de 2023
Categoria


Professores da rede municipal de ensino podem se inscrever até 2 de abril; primeiro encontro será dia 29 de março, no Sesc Londrina Centro

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Clube da Leitura dos Professores, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) desde 2018. Interessados em participar devem se cadastrar para uma das 100 vagas disponibilizadas via Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina até o dia 2 de abril. O primeiro encontro deste ano será realizado no dia 29 de março, às 19h, no Sesc Londrina Centro (Rua Fernando de Noronha, 264).

De acordo com a professora responsável pelo Clube, Aliny Perrota, que integra o Apoio de Língua Portuguesa da SME e o projeto literário Palavras Andantes, o objetivo do curso é promover novas experiências de leitura tanto para os professores, quanto para os alunos da rede municipal de educação. “Nossa proposta é proporcionar um espaço em que os professores se redescubram enquanto leitores, então debatemos, conversamos e apontamos as apreciações que cada um dos livros nos transmitiu durante a leitura. Este já é o quinto ano do clube e, desde o começo, nosso objetivo é reconectar os professores com o universo da literatura infanto-juvenil e, por consequência, fazer com essa chama da leitura também se acenda em nossos alunos”, destacou.

Seguindo o cronograma de leitura estabelecido pelo Clube, os encontros serão inteiramente presenciais e acontecerão sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. “A seleção das obras que iremos ler seguirá o mesmo padrão que fizemos no ano passado, ou seja, os professores fazem as sugestões de algumas obras e abrimos uma votação. Os mais bem votados, entram para a nossa lista de leitura. Neste primeiro encontro, iremos ler e debater o livro ‘Poesia que transforma’, de Bráulio Bessa”, comentou.

A lista de leitura de 2023 também trará obras como “Capitães de Areia”, de Jorge Amado; “A História de Iqbal”, de Francesco D’Adamo; “Matilda”, de Roald Dahl; “Fernão Capelo Gaivota”, de Richard Bach; “O Diário de Anne Frank”, de Anne Frank; “Memórias de um burro”, de Condessa de Ségur; “O Velho e o Mar”, de Ernert Hemingway e “A Reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato. “No decorrer do ano, vamos disponibilizar um calendário de leitura, dividido em capítulos, para que os professores participantes do Clube possam realizar as leituras das obras com seus alunos e, ao final do mês, debater as experiências em nossos encontros”, disse a professora.

Os professores participantes do curso que forem assíduos terão direito a um certificado emitido pela Escola de Governo da Prefeitura, contabilizando uma carga horária de 27 horas. “Nosso último encontro já está marcado para o dia 29 de novembro, então até lá teremos nove encontros. Lembrando que qualquer professor da rede municipal de educação pode participar, mesmo aqueles que já tenham frequentado nos anos anteriores”, finalizou Perrota.

Fonte: N.Com