Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Circo de Palhaços do Picolino

Circo de Palhaços do Picolino

quarta, 28 de abril de 2010
Categoria: noticia
O Circo de Palhaços do Picolino foi criado em 1999 por Ricardo Otello Queirolo, o Picolino, e um grupo de jovens atores que aprendiam com ele a fazer palhaçadas.  Naquele mesmo ano, eles estrearam o espetáculo que dá nome ao grupo, com roteiro e direção de Queirolo, que também atuou. ?Com esse espetáculo ele retornou aos palcos e não parou mais até a sua última apresentação no Teatro Ouro Verde, em maio de 2003?, comenta Maria Amélia Melo, uma das integrantes do grupo desde o início. 
Em 2001, o grupo apresentou a pantomima ?Picolino e os Fantasmas?. Segundo Maria Amélia, essa segunda montagem do ?Circo de Palhaços do Picolino? já havia sido encenada na década de 40 pela Família Queirolo, que escreveu o texto e o roteiro. 
A terceira montagem do grupo aconteceu em 2002, com ?Picolino e os Cangaceiros?, também com texto, roteiro e direção de Queirolo. As apresentações aconteceram até 9 de maio de 2003, alguns meses antes da morte do ator-palhaço, em junho daquele ano. 
Os integrantes do grupo continuaram a desenvolver suas atividades paralelas. Um desses trabalhos foi reunir o acervo do palhaço Picolino. Maria Amélia e Luis Henrique contam que após juntarem todo o material encontrado resolveram convidar os integrantes para fazer o novo espetáculo em homenagem ao mestre. Foi quando montaram a primeira versão de ?A Metamorfose?. Em 2010, o grupo também montou o espetáculo ?Drácula”.
Confira a programação das apresentações de “A Metamorfose” aqui.