Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Checklist para planejar a próxima viagem com segurança Checklist para planejar a próxima viagem com segurança

Checklist para planejar a próxima viagem com segurança

Monday, 08 de February de 2021
Categoria:

Vai viajar e não sabe por onde começar o planejamento? Confira um checklist para não se esquecer de nada

Viajar é sempre uma oportunidade de descobertas, mesmo se o objetivo seja relaxar ou desbravar alguma região. No entanto, independentemente do seu tipo de turismo, a empreitada demanda planejamento e organização.

 Ao se encontrar em um local distante da sua casa e que você não conhece, é importante estar minimamente preparado para adversidades, como esquecer de um documento ou sofrer um assalto, por exemplo. Este último caso pode ser previamente resolvido com a contratação de um seguro viagem. Já para evitar se esquecer de documentações ou outros objetos, o que vale é o bom planejamento do roteiro e a organização de todas as etapas da viagem – de casa até o destino.

 Pensando nisso, preparamos um checklist de viagem para você poder “turistar” garantindo a máxima segurança e conforto.

Checklist para planejar sua viagem

 Antes de sonhar com os dias de folga em algum local paradisíaco, é importante decidir o destino final. Nesse sentido, há opções nacionais e internacionais.

 Optando por destinos internos, a decisão inicial é pela modalidade de transporte: de carro, ônibus ou avião. Isso vai ser crucial para as próximas etapas. Nos casos de ônibus e, principalmente, nos de avião, a compra das passagens deve ser feita com bastante antecedência. Se a escolha for pelo carro, a revisão veicular já deve ser programada. Independentemente do caso, é sempre bom imprimir os tickets de embarque ou o comprovante de inspeção veicular, caso ocorra algum imprevisto, e mantê-los sempre com você.

 Se for viajar para fora do país, além de garantir as passagens e o seguro viagem, é importante verificar os documentos exigidos na alfândega – alguns deles devem ser providenciados bem antes da data da viagem. Os mais comuns são: visto, passaporte, comprovantes financeiros e carteira de vacinação.

 Além dos documentos relacionados à viagem, separe cópias dos seus documentos atualizados de identificação.

 Depois de garantir toda a documentação exigida no país de destino e as passagens, o foco deve ser a hospedagem. Sobretudo se a viagem acontecer em alta temporada, é importante reservar a estadia com antecedência. Esse também é o momento de escolher entre hostel, hotel, resort, pousada e outras modalidades de hospedagem. Depois de optar pela acomodação ideal, a sugestão é salvar o comprovante de reserva no celular e garantir uma cópia impressa.

 Pensando na sua circulação pela região de destino, algo se torna crucial: o dinheiro. Seja qual for sua viagem, o ideal é garantir que você vai poder comprar e pagar tudo que precisa. Portanto, caso sua viagem seja nacional, verifique apenas a localização de caixas eletrônicos e agências bancárias. Mesmo assim, acione o aviso de viagem no seu cartão de crédito e garanta uma quantia razoável de dinheiro em cédulas (para o caso de imprevistos com o cartão). Já se for para outro país confira qual é a moeda local e compre com antecedência em casas de câmbio.

Depois, analise como será o trajeto e verifique a necessidade de levar acessórios que garantem conforto e segurança dentro do transporte. Neste quesito, incluem-se: almofada de pescoço, máscara para dormir, livros para entretenimento, meias de compressão para voos longos, entre muitas outras coisas.

 Mas, para guardar estes e mais itens, surge a necessidade de separar uma mala para a viagem. Antes de decidir pelas bolsas ideais, verifique com a companhia aérea ou rodoviária as restrições de bagagem. Isso porque as empresas têm regras quanto ao tamanho das malas que serão despachadas e as que vão na mão, junto do passageiro. Então, anote o peso e as dimensões permitidas pela companhia e compre a mala que corresponda com elas.

 Com (quase) tudo pronto, falta separar as roupas e os objetos a serem levados. Nesta etapa, considere as características do local de destino: faz frio ou calor? Trata-se de praia ou região serrana? Quantos dias são de viagem? Haverá ocasiões formais, como festas ou compromissos sociais?

 Tais pontos vão dar um norte para você saber quantas e quais peças incluir na mala. Uma dica é sempre apostar naquelas roupas curinga, isto é, que combinam com ocasiões casuais e formais e que harmonizam com qualquer outra peça do guarda-roupa.

 Contudo, além das vestimentas, há produtos que são indiscutíveis, tais como: itens de higiene pessoal, acessórios eletrônicos, medicamentos, kit de primeiros socorros e calçados confortáveis.

 Depois de tudo organizado, revise item por item e faça um trajeto mental de cada etapa da viagem, para conferir se tudo que será necessário está presente na mala.

Divulgação