Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Catedral de Londrina celebra seus 38 anos de dedicação com missa

Catedral de Londrina celebra seus 38 anos de dedicação com missa

sexta, 08 de dezembro de 2023
Categoria: noticia

Templo que faz parte da paisagem e, principalmente, da história de Londrina, a Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus, “Igreja Mãe” da arquidiocese, completa neste fim de semana o 38º aniversário de dedicação. 

De acordo com o diretório litúrgico da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a dedicação de uma paróquia, catedral ou santuário é um costume da Igreja Católica em que se consagra a Deus o templo e tudo o que há dentro.

No rito de dedicação, o bispo faz a aspersão da água benta, além das unções do altar e das paredes e a incensação do espaço.

“O bispo faz a dedicação do altar e todos os espaços celebrativos para que tenham a memória que perpetuam todos os sacramentos. O altar é banhado no óleo e colocado incenso, assim como o altar da palavra, onde senta o celebrante principal”, explicou o padre Rafael Solano, Cura da Catedral.

Uma missa no domingo (10), às 10h30, será celebrada para comemorar a dedicação e também o aniversário da cidade, que completa 89 anos, e para dar início às comemorações dos 90 anos da Catedral do Sagrado Coração de Jesus.

A celebração será presidida pelo arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz. “Convidamos os fiéis de todas as paróquias, o clero. Dom Geremias irá fazer um aceno profundo ao significado da cidade de Londrina”, projetou.

Antes, nesta sexta-feira (8), será inaugurado o presépio e, na sequência, encenação do auto de Natal com a Missão Ame. No sábado (9), às 19h30, vai acontecer uma apresentação da orquestra de Câmara Solista de Londrina, com a participação do Coral Santa Cecília. No domingo, no mesmo horário, terá uma programação com o Arautos do Evangelho, Guarda Mirim e Grupo Chorus.

HISTÓRIA

Em março de 1929, durante a primeira missa campal na terra que ainda seria desbravada, foi escolhido o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro da nova paróquia, que ainda não havia sido erguida.

Foram cinco anos depois que terminou de ser edificada a igreja, de madeira. Já em 1938 foi lançada a pedra fundamental da nova matriz, que terminou de ser construída em 1949.

Fonte: BONDE