Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Carnaval sem folia: como aproveitar o feriado de um jeito diferente este ano

Carnaval sem folia: como aproveitar o feriado de um jeito diferente este ano

domingo, 14 de fevereiro de 2021
Categoria

Com desfiles e tradicionais bailes suspensos por causa da pandemia, opção para muitos é buscar opções de passeio e lazer perto de casa e da natureza

Foliões em todo o Brasil têm acompanhado as notícias de cancelamento das principais e mais tradicionais festas para esta época do ano, em função da pandemia. Muitos municípios e ligas carnavalescas já anunciaram a suspensão ou adiamento dos eventos para evitar aglomerações e a proliferação da Covid-19. As festas particulares, independentemente do uso de espaços públicos ou privados, também estão proibidas em boa parte do país. O que faz com que muitos se perguntem: o que fazer neste feriado?

Este será mesmo um carnaval diferente, assim como tem sido a realidade em tempos de pandemia. As autoridades e especialistas em saúde pública pedem, a todo o momento, que as pessoas evitem destinos que possam gerar aglomerações, o que deve fazer com que muitos turistas também deixem de ir às praias, tradicional destino nesta época. A saída é aproveitar a folga buscando atrações e passeios diferentes, ainda não explorados e que possam oferecer experiências inéditas. Estar mais próximo da natureza, apreciar belas paisagens ou se hospedar em algum lugar tranquilo para cuidar do corpo e da mente são algumas das opções. Confira abaixo sugestões de atrações e lugares que se adaptaram para cumprir os protocolos exigidos pelas autoridades e podem se tornar uma alternativa segura para este carnaval sem folia.

Passeio de trem de Curitiba para Morretes

O trajeto Curitiba-Morretes da Serra Verde Express, empresa concessionária de trens turísticos pelo Brasil, é uma atração sobre trilhos por 70 quilômetros com paisagens naturais, belos cenários, fauna e flora que formam a Serra do Mar paranaense. A linha fica na maior área contínua de mata atlântica preservada no país. Durante o passeio em trem turístico, o viajante consegue apreciar a natureza, com paisagens inéditas, em trechos exclusivos. Chegando em Morretes, a sugestão é provar o famoso e tradicional barreado para contemplar o feriado.

Tour por Vila Velha com visita a Witmarsun

A visita ao Parque Estadual de Vila Velha permite ao turista explorar um conjunto de atrações naturais. Dentre elas, formações rochosas e arenitos que, devido às condições climáticas ao longo dos anos, adquiriram curiosas formas, como o índio, a bota, o camelo e o cálice. O trajeto inclui ainda uma visita à charmosa Colônia Witmarsum, com direito a almoço típico alemão. Opção de lazer que contempla toda a família, com foco na cultura e no contato com a natureza.

Estância do Lago Spa & Wellness

Para aqueles que querem fugir da rotina para descansar e cuidar da saúde do corpo e da mente, a Estância do Lago Spa & Wellness oferece uma programação especial para esses dias de feriado. As pessoas podem se exercitar em caminhadas, aulas de hidroginástica, alongamento e condicionamento físico ou então podem relaxar em contato com a natureza, além de receber o acompanhamento de profissionais especializados como psicólogo, nutricionista, endocrinologista e fisioterapeuta. E para aqueles que não querem esquecer completamente do Carnaval, a Estância vai oferecer aulas de samba, escolha do Rei, Rainha e Musa do Carnaval Estância, além de oficina de pintura facial e aulas de hidro-folia.

Ekôa Park

O parque ecológico localizado em Morretes traz experiências imersivas na maior área contínua remanescente de Mata Atlântica do Brasil, em meio às atividades culturais, artísticas, de aventura e de lazer, com atrações para todas as idades. O paraíso ecológico conta com arvorismo, tirolesa, túnel sensorial pela mata, rapel e voo cativo de balão, além de trilhas em diferentes níveis de dificuldade, que trazem histórias sobre as expedições indígenas que aconteciam no local e promovem uma imersão na natureza. Para fortalecer a parte artística, foi construída a Alameda das Artes, inspirada na Serra da Graciosa, com cenários lúdicos associados a elementos naturais que atravessam todo o parque, com o intuito de provocar novas percepções a respeito da relação do homem com a natureza. O parque conta ainda com o restaurante Oka Gastronomia, conhecido por priorizar o consumo sustentável e ingredientes locais, oferecendo pratos à la carte e cestas de picnic que podem ser consumidos em meio à natureza. O Ekôa Park está localizado no Km 18,5 da Estrada da Graciosa e em fevereiro está aberto para visitação (mediante reserva antecipada) de quinta a domingo e em feriados, das 9h às 17h.

https://serraverdeexpress.com.br/

Central Press/Imagem de Free-Photos por Pixabay