Candidatos assinam Carta de Compromisso com o turismo de Londrina
Os candidatos à prefeitura de Londrina assinaram, na manhã desta quarta-feira (14), uma Carta de...
Realizada na terça-feira (27), atividade reuniu representantes de diversas organizações públicas e privadas
Com o objetivo de discutir propostas e aprovar diretrizes para o setor de turismo de Londrina, foi realizada na última terça-feira (27), na Unifil – Campus Canadá, a 7ª Conferência Municipal de Turismo. No total, 46 pessoas de diferentes segmentos e instituições participaram da atividade, que também elegeu diversos conselheiros titulares e suplentes que comporão a gestão do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) entre 2023 e 2026.
Anteriormente, em 22 de julho, havia sido conduzida uma pré-conferência que abriu os debates sobre o tema do evento principal – “Destino Turístico Inteligente” – e iniciou a discussão das proposições. As propostas foram discutidas em grupos, a partir de quatro eixos temáticos: Turismo e Cidades Inteligentes, Gastronomia, Turismo de Experiência e Educação para o Turismo.
De acordo com o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, a conferência contou com a participação de quase todos os setores ligados ao turismo de Londrina. “As discussões realizadas foram de extrema relevância para impulsionar a implementação de ações concretas no âmbito da política de turismo, e as ideias e ações levantadas também serão integradas ao Plano Municipal de Turismo. Os pontos debatidos mais relevantes foram a promoção de ações de maior divulgação e publicidade dos pontos turísticos, eventos e atrações da cidade; melhoria e revitalização da infraestrutura; mais acessibilidade de informação histórica; capacitação dos profissionais e valorização cultural da cidade”, afirmou.
Ainda segundo Canziani, o turismo é um setor muito importante para Londrina, abrangendo diferentes vertentes como os eventos esportivos e o turismo científico, de saúde, de negócios, cultural e rural, entre outros segmentos. “O turismo envolve inúmeros setores da economia, porque quando você tem um evento na cidade, isso movimenta os hotéis, bares, restaurantes e o comércio em geral. Dessa forma, o turismo oferece muitos caminhos para o desenvolvimento e nós acreditamos que, com o planejamento que estamos fazendo agora, vamos conseguir potencializar ainda mais o setor em Londrina”, salientou.
Para a diretora de Turismo da Codel, Márcia Tanisawa, a conferência proporcionou uma ótima discussão e apontou diversas ações necessárias para transformar Londrina em um destino turístico inteligente de referência. “Com o engajamento de todos, incluindo o setor público, empresas e a comunidade, estamos construindo um futuro turístico promissor. Juntos, estamos fortalecendo nossa cidade e criando um ambiente atrativo, inovador e acolhedor para os visitantes”, frisou.
Gestão 2023-2026 do Comtur – Durante a conferência, foram eleitos conselheiros titulares e suplentes representando 25 segmentos – 15 da iniciativa privada e 10 do setor público – que integram o Conselho Municipal de Turismo. Cinco segmentos não preencheram suas vagas e, nos próximos dias, será publicado um chamamento com o objetivo de completar a composição do Comtur. Além disso, o órgão divulgará em breve, em sua página on-line, a lista atualizada com os nomes de todos os conselheiros eleitos.
Representando o Fórum Desenvolve Londrina, no segmento de meio ambiente, o professor universitário Leandro Magalhães foi um dos conselheiros eleitos para a gestão 2023-2026. Magalhães leciona na Unifil, nas áreas de patrimônio e meio ambiente, e já fez parte do Comtur, tendo presidido o órgão na gestão passada. “Percebo que o turismo vem crescendo e se desenvolvendo consideravelmente em Londrina nos últimos anos. Contamos com uma governança forte e um conselho renovado, e a prioridade agora é implementar as propostas voltadas a tornar Londrina um destino turístico inteligente. Precisamos de um turismo que seja ao mesmo tempo humanizado e integrado aos avanços tecnológicos”, sublinhou.
Fonte: N.Com