Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Campeão de motovelocidade Ricardo Oliveira ministra curso de pilotagem em Londrina

Campeão de motovelocidade Ricardo Oliveira ministra curso de pilotagem em Londrina

quinta, 16 de fevereiro de 2023
Categoria


Atividade inclui aula teórica na concessionária Ducati e, no dia seguinte, track day exclusivo na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna, aberto ao público em geral

Londrina vai sediar, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), um curso de pilotagem inédito e exclusivo, que inclui atividades práticas no Autódromo Internacional Ayrton Senna. As aulas do Race Initiation Course (RIC) serão conduzidas pelo atual campeão da categoria Light 1000cc do Torneio Esportivo de Motovelocidade (TEM), Ricardo Oliveira, para membros do Ducati Official Club Norte Oeste Paraná (DNOP) interessados em conduzir suas motos esportivas com mais segurança e habilidade técnica.

Os 17 inscritos fizeram a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Lar Santo Antônio, instituição filantrópica fundada em 1958 e que presta atendimento a crianças e adolescentes. E a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) é apoiadora do evento.

O primeiro dia de curso será conduzido na concessionária Ducati Londrina, das 19h às 22h, com aulas teóricas que abordam desde os ajustes na moto, equipamentos de segurança, frenagem e aceleração até as diferentes técnicas de pilotagem – Urban, Touring, Sport e Racing.

E na sexta-feira (17), das 8h às 13h, os pilotos vão participar das aulas práticas com um ‘track day’ exclusivo no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Nesse período, será feito o reconhecimento da pista, que tem 3.160m e é reconhecida pela sua qualidade técnica. O evento poderá ser acompanhado pelo público em geral.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, citou que esse curso também visa contribuir com a preparação e formação de novos pilotos que tenham interesse em competir. “Conduzindo essas aulas com muita técnica e conhecimento, teremos o piloto de Curitiba, Ricardo Oliveira, que está há dez anos competindo na motovelocidade e acumula várias conquistas. Então será uma ótima oportunidade para quem quer aprender pilotagem em pista e aproveitar da melhor maneira tudo que essas máquinas possuem”, afirmou.

Ricardo Oliveira, que também é conhecido como Ric Mais Brasil, destacou que essa será a primeira edição do Race Initiation Course. Embora já tenha realizado cursos de pilotagem em outras cidades, Londrina será a primeira a receber nesse formato e as expectativas estão altas. “Estou muito feliz pela oportunidade de dividir minha experiência com outros pilotos e junto de uma marca que admiro, que é a Ducati. Esta é a primeira edição do Race Initiation Course, um projeto que algum tempo já estamos trabalhando para realizar”, contou.

Sobre o conteúdo das aulas, Oliveira adiantou que os participantes vão aprender dicas importantes de segurança, incluindo ajustes na moto e modos de pilotagem. “No primeiro dia, será passada a teoria completa, desde pilotagem Touring até Racing, com tópicos como aceleração e frenagem e como atacar curvas de maneira correta. No segundo dia, iremos para a prática no autódromo, com a pista fechada exclusivamente para os participantes do curso. São 17 inscritos, entre pessoas que nunca estiveram no ambiente de autódromo e alguns que já efetuaram cursos renomados de pilotagem”, detalhou.

Em 2022, o piloto conquistou o vice-campeonato da categoria Light 1000cc na Copa Lupinetti de Motovelocidade. E a temporada 2023 da 1ª etapa da Copa Lupinetti de Motovelocidade começa nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, também no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Fonte: N.Com