Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Biblioteca promove visitas mediadas

Biblioteca promove visitas mediadas

segunda, 12 de junho de 2017
Categoria

Além das visitas, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) promove outros trabalhos que visam chamar a população para conhecer o espaço

A Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), está desenvolvendo diversos projetos junto à comunidade da região oeste. A intenção é mostrar para as crianças, jovens e adultos os serviços disponíveis na biblioteca e as formas de acessá-los.

Segundo a gestora cultural e bibliotecária da Secretaria Municipal de Cultura, Priscila de Jesus Apolinário Ribeiro, o primeiro deles é o projeto “Visita Mediada na Biblioteca do CEU”, em que as bibliotecárias recebem alunos a partir do pré-escolar, de escolas públicas e privadas, nas segundas-feiras de manhã.

Na sede da biblioteca, elas mostram o acervo de livros, revistas, gibis, jogos, enciclopédias, catálogos disponíveis para a consulta no local e para empréstimos, assim como os convidam para as oficinas de dobradura e contação de histórias, que também são desenvolvidas no CEU. “Nossa intenção é divulgar o espaço da biblioteca, mostrarmos o acervo como uma ferramenta confiável de pesquisa escolar e com uma grande variedade de materiais, além de fazê-los ver esse espaço como um local de lazer e de estudo, que está aberto a todos”, explicou Priscila. 

Extensão

Além das visitas, a biblioteca está desenvolvendo a “Atividade de Extensão”. As bibliotecárias vão até as sedes das unidades escolares conversarem com os estudantes e mostrarem os procedimentos necessários para se fazer a carteirinha de leitor. Na visita aos alunos, elas também levam alguns exemplares dos títulos disponíveis no acervo que melhor se adequam ao perfil dos estudantes. As escolas que desejarem receber a palestra de cerca de uma hora, com as bibliotecárias, podem agendar um horário para as terças-feiras, no período da manhã.

Como participar

Para as escolas fazerem visitas à biblioteca ou receberem as profissionais da Secretaria Municipal de Cultura para conversar sobre o assunto, é preciso entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, pelo (43) 3338-4925 ou pelo endereço eletrônico [email protected] Quem preferir pode ir pessoalmente até o local, que fica na Rua Ângelo Gaiotto, s/n, Jardim Santa Rita I (atrás do Colégio Estadual Polivalente).

Cadastro

Aqueles que desejam se cadastrar, para retirar livros e materiais para leitura em casa, devem ir pessoalmente à sede da biblioteca munidos de originais do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de um comprovante de residência (conta de luz ou água). O cadastro é gratuito. Ele permite ao cidadão ficar até 10 dias com os títulos emprestados, podendo renová-los. Por vez, é possível emprestar até três exemplares.

Sobre a Biblioteca

Atualmente, a biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados da Região Oeste conta com um acervo de 1.600 títulos que incluem livros, gibis, revistas, enciclopédias, almanaques, jornais e outros materiais de diversas áreas do conhecimento como filosofia, artes, música, ciências sociais, direito, história de Londrina e do Paraná e outros.

Os frequentadores do espaço também podem aproveitar para usufruir de jogos de xadrez, de memória e de dama que ficam à disposição. Somente no primeiro quadrimestre deste ano, os funcionários da Secretaria de Cultura realizaram 654 atendimentos no biblioteca. A média mensal é de cerca de 200 atendimentos entre empréstimos, palestras, auxílios em consultas, contação de histórias e oficinas de dobradura.

Quem quiser doar títulos novos ou usados que estejam em bom estado pode fazê-lo entrando em contato com as bibliotecárias pelo (43) 3338-4925 ou pessoalmente na sede da biblioteca.

Fonte: N.Com