Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Antes de viajar para o exterior, confira se a vacinação está em dia

Antes de viajar para o exterior, confira se a vacinação está em dia

sexta, 08 de janeiro de 2016
Categoria

Emissão do certificado especial de vacinas é feita gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde

Em tempos de férias, aumenta o número de pessoas em viagem. Para garantir que este período de descanso atenda as expectativas, é preciso verificar as exigências sanitárias do seu local de destino, principalmente no exterior. Alguns países solicitam a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) na entrada de seu território. O CIVP é um documento que comprova a imunização do turista contra doenças, como a febre amarela.

A listagem completa de países que solicitam o certificado pode ser verificada no portal da Organização Mundial de Saúde (OMS), link http://goo.gl/ZvFllu (em inglês). A vacinação contra febre amarela e outras doenças pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou clínicas particulares. Já a emissão do CIVP é feita somente no Centro de Orientação ao Viajante.

Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde oferece o atendimento na rua Atílio Octávio Bisatto, 480, Vila Siam, próximo ao Shopping Boulevard. Para emissão do certificado é preciso comparecer pessoalmente, tendo em mãos o cartão nacional de vacinação e documento de identificação oficial com foto.O horário de funcionamento é das 8 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Fátima Tomimatsu, Londrina conta com este serviço há dois anos. “Anteriormente, quem precisava do certificado tinha que ir até a cidade de Maringá, que era o local mais próximo. Estas vacinas são exigidas para proteger o turista, então é muito importante que as pessoas verifiquem a necessidade para evitar qualquer transtorno. Quem tiver dúvidas pode nos procurar das 8 às 13h30, pessoalmente ou pelo telefone (43) 3372-9405”, afirmou.

No Brasil, é recomendada a vacinação contra febre amarela para viajantes procedentes de áreas internacionais de risco para transmissão da doença, ou com destino a estas áreas. A vacinação também é solicitada para viajantes com destino a cidades brasileiras de risco para transmissão da doença.

A imunização contra febre amarela deve ser realizada pelo menos 10 dias antes da viagem. A lista de 3.530 municípios brasileiros com risco de transmissão foi atualizada em setembro de 2015, e está disponível no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no link http://goo.gl/FFSzEH.

Fonte: N.com
Foto ilustrativa: N.Com/arquivo