Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
A peça ?NaCl ? A Fórmula do Amor? está em cartaz no Aguativa Golf Resort

A peça ?NaCl ? A Fórmula do Amor? está em cartaz no Aguativa Golf Resort

sexta, 24 de janeiro de 2014

A montagem, uma espécie de “Romeu e Julieta da tabela periódica”, é uma bela história de amor no universo científico

O Aguativa Golf Resort (www.aguativa.com.br) está com atividades culturais em janeiro. O espetáculo “NaCl – A Fórmula do Amor” está em cartaz todas as segundas-feiras deste mês, como parte da programação artística preparada para os hóspedes. Trata-se de uma produção da Cia. EB, que tem sede em Ibiporã e faz sucesso em várias cidades paranaenses, além de já ter conquistado 28 prêmios nacionais em festivais de teatro.

“A encenação une perfeitamente uma bela história de amor no universo científico. é como se fosse um Romeu e Julieta da tabela periódica”, explica o diretor e produtor cultural da companhia, Emerson Betiati.

No espetáculo, entram em cena cinco atores para contar a história de amor do Sódio (Na) pelo Cloro (Cl). Embora atraídos pelos seus íons, o Cloro e o Sódio são impedidos de compartilhar seus elétrons por pertencerem a famílias diferentes na Tabela Periódica. O Sódio pertence à família dos metais, enquanto o Cloro, a dos não-metais. Coadjuvantes na história, o Ferro (Fe) e o Flúor (F) tentam afastar os dois elementos apaixonados. A parte cômica do espetáculo fica por conta da participação do Gás Hélio (H) que atua ora como mestre de cerimônia, ora como narrador do espetáculo. Além da história vivida pelos protagonistas, a montagem revela qual a origem do sal quando Na e Cl conseguem ficar juntos. “Sódio e Cloro viram uma fórmula do amor”.

Para a montagem da peça, a direção da Cia. EB contou coma consultoria de profissionais da área de química e biologia que ajudaram na construção do texto e efeitos especiais no cenário e figurinos usados pelos atores. Luzes de Led acopladas aos figurinos, efeitos de fumaça, sonoplastia, iluminação e luz negra são atrativos visuais que prendem a atenção da plateia durante os 40 minutos de encenação.

A Cia. EB e o Aguativa Golf Resort mantém uma parceria desde 2010, em que todos os meses algum espetáculo é apresentado aos hóspedes.


Cia. EB Produções Artísticas

Anos de estrada

A Cia. EB Produções Artísticas tem sede em Ibiporã – PR e foi criada em 1989 pelo diretor e produtor cultural, Emerson Betiati. Pelas participações em festivais de teatro no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia, a Cia. EB conquistou 28 prêmios nacionais – melhor ator, melhor atriz, melhor ator e atriz-coadjuvante, melhor direção, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor iluminação, melhor sonoplastia e melhor espetáculo.

O elenco é composto por nove atores e dois técnicos, todos formados pela oficina de atores mantida pela própria companhia.

Mais detalhes:

O Aguativa Golf Resort fica no município de Cornélio Procópio, no norte do Paraná. O endereço é Rodovia Mello Peixoto, km 101.