Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
5 dicas para assegurar o bom funcionamento do seu aquecedor 5 dicas para assegurar o bom funcionamento do seu aquecedor

5 dicas para assegurar o bom funcionamento do seu aquecedor

Tuesday, 26 de April de 2016
Categoria:

Aparelhos só conseguem ser eficientes se bem conservados e com a manutenção em dia

Os aquecedores a gás são garantias de que os dias mais frios fiquem confortáveis. Eles permitem que atividades simples do dia a dia, como tomar banho, lavar louças e roupas sejam mais prazerosas, até mesmo durante o inverno. Porém, estes aparelhos só conseguem ser eficientes se estiverem bem conservados e receber a manutenção correta periodicamente. Caso contrário, os reparos deverão receber a ajuda de profissionais capacitados. Confira cinco dicas de como manter o seu bom funcionamento!

Limpeza

Não apenas externamente, mas dentro do mecanismo do aquecedor a gás, a limpeza é essencial. A suja pode afetar a eficiência de diversas áreas do aparelho, inclusive a que regula corretamente a temperatura, já que ela pode obstruir o trocador de calor, responsável por transmitir a energia térmica da combustão para a água.

Esta informação é importante para que não haja confusão no momento de avaliar o problema do equipamento. Isso porque, ao perceber que a água já não está mais tão quente, muitas pessoas podem pensar que o sistema do aquecedor está comprometido, trocando-o por um novo de forma desnecessária.

Pressão e vazão

A pressão e a vazão do gás precisam ser vistoriadas com frequência. Se a pressão estiver baixa, a potência do aquecedor ficará comprometida e a temperatura sofrerá uma queda, assim como a vazão da água. Quando o oposto acontece e a pressão aumenta, a potência ficará maior de maneira desordenada, comprometendo a qualidade da combustão, a qualidade e a vida útil do aparelho.

Ducha

A ducha também pode influenciar no bom funcionamento do seu aquecedor a gás. Como? Caso sua saída esteja obstruída com sujeira e outros resíduos, haverá uma vazão menor de água e, portanto, ocasionará na redução da pressão do líquido, fazendo com que seu funcionamento fique mais baixo.

Exaustão

Os gases quentes que resultam da combustão são eliminados para o ambiente graças à exaustão. Quando as chaminés de exaustão acumulam resíduos e sujeiras, esses gases podem sofrer dificuldades para saírem, ficando presos dentro do equipamento e causando perigo para sua família.

 Além disso, isto é algo que pode ser evitado de maneira simples: basta verificar o local onde o aquecedor será instalado. Ele não poderá causar a obstrução das chaminés. Mas o que esse acúmulo de gás causa? Formação do monóxido de carbono, que é altamente tóxico.

Regulagem

é importante que profissionais qualificados sempre façam uma visitação à sua residência para garantir a segurança da sua família e fazer a regulagem do aparelho periodicamente. Este é um serviço preventivo e de baixo custo se comparado aos riscos que um aquecedor desregulado pode ocasionar.

 Limpar queimadores, remover fuligens, resíduos e oleosidade, além de desobstruir algumas passagens e substituir bicos injetores de gás são essenciais para o bom funcionamento do seu aparelho. Tudo isso sempre precisar removê-lo do local.

Fonte: Divulgação