Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
3º Fest Café promove oficina de gastronomia no Calçadão de Londrina

3º Fest Café promove oficina de gastronomia no Calçadão de Londrina

sexta, 09 de agosto de 2013
Categoria: noticia

Da xícara ao prato, eis que o café ganha seu espaço cada vez mais marcante na gastronomia. Antes presença garantida no final de uma refeição, agora a bebida tem se revelado como ingrediente-surpresa de menus de restaurantes de alta gastronomia e até de receitas triviais, que podem ser elaboradas por qualquer pessoa que gosta de cozinhar.

Para ensinar a utilizar o café na culinária do dia a dia, professores e estudantes do curso de Gastronomia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), ministrarão oficinas gratuitas no Calçadão de Londrina, neste sábado, dia 10 de agosto.

A inciativa faz parte do 3º Fest Café ? Festival de Gastronomia e de Lazer do Café, que será promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel Norte do Paraná, em parceria com o Sebrae/PR e com a Unopar, de 12 a 31 de agosto. Nesse período, estabelecimentos de Londrina, Arapongas e Ibiporã oferecerão pratos especiais, confeccionados com o grão.

Pedro Iutaka, professor da Unopar, explica que serão realizadas seis oficinas, que vão ensinar a preparar três sobremesas e três receitas salgadas, em horários diferentes. As aulas serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas no local. As oficinas serão às 10 horas, 10h20, 12 horas, 12h20, 15 horas e 15h20.

?Nossa intenção é divulgar a gastronomia utilizando o café. O grão faz parte da nossa cultura e Londrina já foi conhecida como a capital do café, no século passado?, destaca o professor da Unopar.