Um bourbon para Faulkner no SESI
“Um Bourbon para Faulkner” volta aos palcos londrinenses no teatro do SESI, no dias 26,...
Através da exploração de diferentes técnicas e linguagens de improvisação vocal, esta oficina traz ferramentas para o aprofundamento das relações entre voz, interpretação e performance. De Ella Fitzgerald a Luciano Berio, de Demetrio Stratos a João Bosco, do jazz tradicional à música contemporânea, os alunos são convidados a investigar suas próprias potências expressivas em diferentes contextos, ampliando o uso de suas vozes enquanto instrumentos de infinitas possibilidades de criação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (referências a partir das quais os exercícios dados em aula são elaborados)
– Scat singing (escutas guiadas e leitura de transcrições de improvisos clássicos: Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Louis Armstrong, Bing Crosby e Leo Watson)
– Scat singing no Brasil (Dolores Duran, Leny Andrade, Johnny Alf e Miltinho)
– O blues enquanto fundamento / Miles Davis / vozes que ecoam vozes que ecoam vozes (raízes e memória na improvisação vocal)
– Falacanto (Sprechgesang): Hermeto Pascoal, Schoenberg, Grupo Rumo, Al Jarreau
– Murray Schafer e as partituras-desenho
– Luciano Berio e a Sequenza III
– Ligeti, Demetrio, Jen Shyu e Anaïs Maviel: vozes contemporâneas
– Jorge Ben Jor, Maria João e João Bosco: os sons do português