Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Exposição “Quem conta um conto aumenta um ponto” Exposição “Quem conta um conto aumenta um ponto” Exposição “Quem conta um conto aumenta um ponto”

Exposição “Quem conta um conto aumenta um ponto”

Friday, 16 de March de 2018
Categoria:

A história das histórias no Museu Histórico de Londrina

Data Início: Friday, 16 de March de 2018 às 00:00
Data Término: Sunday, 01 de April de 2018 às 23:59

“As histórias são uma necessidade básica tão natural e primitiva quanto o ar, o alimento e os relacionamentos interpessoais”…”. Assim as organizadoras do evento definem a necessidade humana de contar histórias.

A exposição homenageia dois contadores de histórias da memória londrinense: Circuito, um kirigamista que contava histórias com a sua arte, e Tião Balalão, que apesar de perder a visão em um acidente, conduzia os seus ouvintes sob a luz do imaginário.

Paulo tio, artista convidado, expõe um painel em quadrinhos que conta o encantamento que o levou a se tornar um artista: quando assistia Circuito transformar simples folhas de papel em animais e pessoas.

Artistas

Patrícia Maia: designer, bonequeira, ventríloqua, contadora de histórias, professora da pós-graduação em Contação de Histórias e Literatura infantil-juvenil.  Possui graduações em Educação Física e Design Gráfico pela UEL, Especialização em Educação Lúdica (UEL) e Especialização em Contação de Histórias e Literatura Infantil-juvenil pela FATUM. É mestranda em Comunicação (UEL).

Renata  Maia: artista plástica e bonequeira.  Possui graduações em Educação Física e Artes pela UEL e Especialização em Contação de Histórias e Literatura Infantil-juvenil pela FATUM.

Paulo Tio: arquiteto, professor, escultor em papel, kirigamista, desenhista, pintor e contador de histórias. Contato com  Patrícia Maia (43) 99843.4317 | 3327.0801.

Roteiro da Exposição “Quem conta um conto aumenta um ponto”

Sala 1 – Da oralidade ao início da escrita

Sala 2 – Nessa sala estão às obras que seguem após a publicação de Perrault, Hans Christian Andersen (A pequena vendedora de fósforos), Lewis Carroll (Alice no país das maravilhas), Frank Baum (O mágico de Oz), Carlo Collodi (Pinóquio), Joseph Jacobs (Três porquinhos).

Além das referências à pessoa do contador de histórias.

Sala 3: Essa sala traz referência à obras mais contemporâneas, com autores que marcaram a literatura infantil no Brasil como Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Ziraldo.

Vitrine

Livros publicados de Tião, fotos de Circuito, Kirigamis de Paulo Tio e objetos de contação de história de Sueli Bortolin (contadora de histórias que auxiliou na montagem da exposição).

Local:

Nome: Museu de Arte de Londrina
Tels: (43) 3337-6238
Endereço: R. Sergipe, 640 - Centro, Londrina - PR, 86010-360

Veja o mapa: