Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Fotografia Expandida Brasileira Fotografia Expandida Brasileira

Fotografia Expandida Brasileira

Monday, 22 de August de 2016
Categoria:
Data Início: Thursday, 08 de September de 2016 às 14:00
Data Término: Wednesday, 31 de December de 1969 às 21:00

Dias: de 8, 15, 22 e 29 de setembro de 2016

Horário: das 14 horas às 17 horas

Local: Museu de Arte de Londrina – Rua Sergipe 640

O curso pretende discorrer um percurso histórico da fotografia brasileira focada nas interlocuções com outras linguagens, possibilitando aos iniciados em artes visuais/fotografia um panorama histórica da fotografia brasileira expandida brasileira, proporcionado a compreensão do seu próprio processo criativo no contexto contemporâneo. Focado na fotografia como elemento construtor de sentidos e significação poética. Vislumbrando os principais autores de notoriedade na construção desta linguagem, contextualizada na história da arte brasileira, tal conhecimento proporcionará a construção de uma linguagem reflexiva e consciente do seu papel comunicacional com a sociedade.

Objetivos:

Apresentar a história da fotografia contemporânea brasileira para proporcionar a construção de uma linguagem oxigenada com seu tempo;

Identificar as diferentes manifestações da imagem na comunicação visual contemporânea;

Proporcionar o aprendizado da leitura das mensagens visuais por meio dos elementos de linguagem visual e análises comparativas;

Estimular a identificação das temáticas das narrativas fotográficas adequadas com seu contexto histórico social.

Metodologia de trabalho:

Por meio de aulas expositivas será realizado um percurso histórico da fotografia brasileira. Posteriormente será realizada análise de portfólios individuais objetivamos a instrumentalização do participante na construção de projetos imagético-fotográficos desde sua concepção ate a exposição, visando uma construção de sentidos e significação coerentes com o conceito inicial da mensagem. Proporcionando o reconhecimento de uma metodologia pessoal de linguagem e comunicação, consciente dos elementos visuais utilizados de acordo com sua intencionalidade comunicacional da mensagem proposta. Promovendo segurança na construção de um discurso coerente com sua reflexão e intercambio das relações sígnicas com a sociedade.

Ministrante:

Rogerio Ghomes é artista visual e pesquisador nas áreas das artes visuais e design. Doutor em tecnologias da inteligência e design digital pela PUC SP e mestre em design pela UNESP. Contemplado no programa rede nacional funarte artes visuais [2015] com o projeto campo expandido: narrativas da imagem e no conexão artes visuais minc/funarte/petrobras [2013] com o projeto; campo expandido: a convergência das imagens. Premio Brasil arte contemporânea na ARCO_ madrid 2010.

Participou de mais de 60 exposições nacionais e internacionais cabe destacar as individuais, Preciso acreditar que ao fechar os olhos o mundo continua aqui. DaP Divisão de Artes Plásticas UEL Londrina , Galeria Referencia Brasília. Não Confie na sua memória. SESI Londrina. Donde estoy, estoy a esperar- te. MARP Museu de Arte de Ribeirão Preto. Sinto saudades de tudo, inclusive de mim. Centro Cultural Sistema FIEP, Todos precisam de um espelho para lembrar quem são. Ybakatu espaço de arte e Encuentros Abiertos – Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires. Território Ocupado Paço das Artes SP. Destacamos as coletivas: Silver Night of Projections – Encontros da Imagem, Braga Portugal, Luz versus Luz – Bienal Internacional de Curitiba, Ybakatu 20 anos, Alguns desvios do corpo – Londrina Arte 4, Coleção Pirelli MASP de Fotografia, Território Estrangeiro – MUMA Museu Metropolitano de Curitiba, , XII Mostra da Gravura , Curitiba PR, III Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba , Nefelibatas MAM SP, Ponto Cego MIS SP, Panorama de Arte Brasileira MAM SP. VI Bienal de Havana.

Suas obras integram as coleções:; Coleção Joaquim Paiva – MAM RJ Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Coleção McLaren, Fundação Cultural de Curitiba, MAM SP Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAC USP Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC PR Museu de Arte Contemporânea do Paraná, MON Museu Oscar Niemeyer, Pirelli MASP Museu de Arte de São Paulo, Pinacoteca de São Paulo.