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Treino de 13 minutos consegue aumentar força muscular, segundo estudo Treino de 13 minutos consegue aumentar força muscular, segundo estudo Treino de 13 minutos consegue aumentar força muscular, segundo estudo

Treino de 13 minutos consegue aumentar força muscular, segundo estudo

Friday, 19 de October de 2018
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Grupo que realizou apenas uma série de exercícios obteve o mesmo ganho de força do que aqueles que fizeram cinco repetições

O sonho de muitas pessoas é passar o menor tempo possível na academia e mesmo assim ter resultados surpreendentes, seja pela preguiça ou pelo fato de só fazerem os treinos por saúde e não por realmente gostar das atividades. Para esse público, há uma boa notícia. Pesquisa publicada no “Medicine & Science in Sports & Exercise” sugere que um treino de 13 minutos pode ser tão eficaz quanto um de maior duração e com mais séries. Ainda é um estudo inicial e são necessárias mais pesquisas para corroborar a tese, mas é uma boa notícia.

Treino de 13 minutos consegue aumentar força muscular, segundo estudo

Foto: Divulgação

A pesquisa colocou 34 participantes para fazer a mesma rotina de treino. A premissa era realizar força suficiente para deixar os músculos exaustos. Para isso, precisaram seguir o conceito de “falha muscular”, que consiste em fazer de 8 a 12 repetições, até sentir dor ou desconforto. Essa técnica é utilizada com o intuito de obter hipertrofia muscular. A única diferença era a quantidade de repetições.

O primeiro grupo fazia só uma série de treino; o segundo grupo repetia a série três vezes; e, por fim, o terceiro, cinco vezes. A duração, por sua vez, também era diferente. Enquanto o primeiro demorava aproximadamente 13 minutos, o segundo e o terceiro demoravam 40 minutos e 70 minutos, respectivamente. O programa geral de exercícios era básico, contando com sete exercícios — dentre eles, supino, pulley e leg press.

Depois de dois meses, os pesquisadores analisaram os resultados. A surpresa foi saber que o grupo que realizava menos séries e por apenas 13 minutos obteve o mesmo ganho de força do que aqueles que fizeram cinco séries durante pouco mais de uma hora. Quando o assunto era o ganho de massa muscular, no entanto, o resultado foi melhor no grupo 3, que ficou durante um período maior fazendo os exercícios, apesar de não ser visivelmente mais forte.

A conclusão do estudo, de acordo com Brad Schoenfeld, diretor do programa de desempenho humano no Lehman College e líder da pesquisa, é que há uma separação entre a força muscular e a hipertrofia. Para concluir esse objetivo, no entanto, é necessário usar a falha muscular. Como explicou Schoenfeld ao The New York Times, ao final da série, você deve se sentir como se não pudesse fazer nenhum exercício a mais antes de fazer uma pausa.

O estudo, no entanto, é limitado, fato este observado pelos próprios cientistas que participaram da pesquisa. Ele foi feito apenas com homens jovens e não se sabe se esse efeito acontece também com homens idosos e mulheres, embora Schoenfeld acredite que eles sejam compatíveis. Portanto, se quiser reduzir seu tempo na academia, é fundamental consultar antes um especialista. As pesquisas indicam uma tendência e uma possível conclusão, mas são necessários mais estudos para que isso fique realmente comprovado.

Além disso, outro especialista que deve ser consultado é um nutricionista, caso você queira fazer o uso de suplementação para potencializar seu desempenho e complementar a sua alimentação. Muitos praticantes de academia recorrem a suplementos proteicos, multivitamínico ou suplemento à base de carboidrato para ter mais energia. Somente um nutricionista poderá dizer qual é o mais indicado para você, embora não ocorram tantos efeitos colaterais em pessoas saudáveis.

Fonte: Divulgação