Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Transforme sua secretária em gerente do seu consultório Transforme sua secretária em gerente do seu consultório

Transforme sua secretária em gerente do seu consultório

Friday, 11 de September de 2015
Categoria: noticia

Ultimamente tenho conversado muito com cirurgiões dentistas e uma das dificuldades que eles me revelam em relação à gestão de seu consultório diz respeito a desenvolver simultaneamente funções clínicas e administrativas.

Mesmo com uma secretária, é o dentista quem cuida de questões administrativas, como contas a pagar, a receber, compras de materiais, cobranças, controle financeiro, entre outros.

O que percebemos é um dentista sobrecarregado e uma secretária ociosa. Defendo a idéia de que o dentista deve direcionar sua atenção e habilidade para o atendimento clínico, deixando as responsabilidades gerenciais a cargo de sua secretária. A proposta é transformar a secretária em uma gerente do seu consultório.

Capacite-a para administrar com eficiência todas as atividades não clínicas: contas a receber e a pagar, cobranças de inadimplentes, negociação com fornecedores, compras, controle de fluxo de caixa, fechamento de orçamentos e ações de marketing.

Costumo dizer que, enquanto o cirurgião dentista deve cuidar da saúde de seus pacientes, a secretária-gerente deve cuidar da saúde do consultório. Mas todas essas responsabilidades requerem da secretaria alguns requisitos: organização, disciplina, capacidade analítica e responsabilidade. Sem essas características, ela provavelmente mais lhe atrapalhará do que ajudará.

Obviamente, no início, você terá que repassar a ela todas as atividades administrativas que ficavam sob sua responsabilidade, explicando pacientemente os controles, o procedimento e o modus operandi. E também acompanhar como ela está se saindo com as operações, fazendo os ajustes necessários e dando feedbacks sobre sua performance.

Você vai perceber que a descentralização de atividades, e também de poder, será altamente benéfica ao seu consultório e, sobretudo, à sua qualidade de vida. E digo mais: fará com que a sua colaboradora sinta-se mais valorizada, com mais poderes e merecedora da sua total confiança. Ponto pra você!

Fábio Iwakura é consultor de dentistas, diretor da Inteligência Consultoria Empresarial e especializado em gestão de consultórios odontológicos. é docente do ensino superior e palestrante. Conheça um pouco mais de seu trabalho acessando www.iwakura.com.br